Ausência Médico Família no Centro de Saúde de Freixianda

Para: Exma. Senhora Ministra da Saúde Dra Marta Temido; Exma. Senhora Diretora Executiva da ACES Médio Tejo Dra Diana Santos; Exma. Senhora Coordenador da UCSP de Ourém Dra Patricia Ladeiro; Entidade Reguladora da Saúde; Provedor da Justiça,

Exma. Senhora Ministra da Saúde Dra Marta Temido,
Exma. Senhora Diretora Executiva da ACES Médio Tejo Dra Diana Santos,
Exma. Senhora Coordenador da UCSP de Ourém Dra Patricia Ladeiro,
Entidade Reguladora da Saúde,
Provedor da Justiça,

A presente petição tem como objetivo solicitar a REPOSIÇÃO IMEDIATA DE UM MÉDICO DE FAMÍLIA NO CENTRO DE SAÚDE DA VILA DA FREIXIANDA, apurar responsabilidades e evitar ausências dos cuidados médicos de saúde de proximidade à população, no futuro.

Com uma população de cerca de 4 mil habitantes, a área de influência deste centro de saúde que inclui 3 Freguesias está presentemente sem cuidados de saúde essenciais a esta população, maioritariamente idosa, devido às férias programadas para a mesma data dos únicos 2 médicos que prestam serviço neste Centro de Saúde, obrigando os doentes a deslocarem-se a Ourém, com todos os inconvenientes e riscos que os cerca de 40 km (20x2) acarretam, de modo particular, para este grupo de risco.

É do conhecimento da população que, lamentavelmente, foram reiterada e programadamente agendadas 3 semanas de ausência dos 2 únicos médicos de família (situação esta também ocorrida em Agosto de 2019).

Nesta sequência, solicitamos que:

1. Seja destacado um médico substituto, o mais rapidamente possível.

2. Sejam feitas as necessárias diligências para que, no futuro, o Plano de Férias seja elaborado de modo a que os serviços médicos no Centro de Saúde sejam devidamente assegurados à população, por si só tão necessitada e com a agravante de ocorrer durante o preocupante período pandémico que atravessamos.

3. Seja levantado um inquérito para apurar responsabilidades na autorização das férias em simultâneo de ambos os médicos (e únicos), no Centro de Saúde de Freixianda.

Melhores cumprimentos

Esta petição foi criada em 26 agosto 2020