Comparticipações e apoios na saúde dos animais de companhia

Para: Primeiro Ministro e Assembleia da República

Esta petição destina-se a todas as pessoas que tenham nas suas casas um animal de companhia (amiguinhos patudos) mas vê-o, sente-o e ama-o como um familiar.

Existe agora a lei, e bem, da protecção dos animais; o abandono é criminalizado com fortes possibilidades de cumprir pena, e bem; maus tratos é igualmente punido por lei, e bem...

Agora aqui está a questão para esta petição que espero que chegue a muita gente, sendo eu um eterno amante dos animais, como tantas outras pessoas.

Quando necessitamos, enquanto donos dos nossos amiguinhos, de lhes proporcionar cuidados de saúde, seja uma intervenção cirúrgica, medicação, vacinas, exames, análises, desparatizações, entre outros cuidados, entramos no mundo das clínicas veterinárias privadas.

Todos percebemos que também é um negócio legítimo. O que já não é tão legítimo são os preços praticados perante o que a maior parte do povo português aufere. E isto não deveria ser um entrave a uma possibilidade de querer ajudar ao nível da saúde os nossos amiguinhos de companhia.

O que está acima descrito é uma das causas de abandonos, nunca o deveria ser, mas infelizmente é um dos motivos face à impotência que muitos donos têm financeiramente, porque as clínicas sabem e usam a sensibilidade e o amor que temos por eles para ter lucros chorudos.

Posto isto, esta petição luta para que passe a existir uma lei de comparticipação/apoios para que seja possível, a todos aqueles que têm animais de companhia porque os amam, de os poder ajudar por vezes em momentos críticos ou menos críticos, proporcionando-lhes assim uma melhor qualidade de vida, tal como merecem por tanto nos enriquecerem a vida.

Gostaria de finalizar pedindo a todos que contribuam com a assinatura nesta petição e a partilhem o máximo que puderem. Da minha parte julgo que tais apoios já deveriam existir há muito tempo e julgo ser uma muito nobre causa.

Obrigado a todos/as.

Esta petição foi criada em 14 agosto 2020