ETAR Manique do Intendente

Para: Exmo. Sr. Presidente da Junta de União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa

"A Aldeia de Vila Nova de S. Pedro tornou-se freguesia em 16 de junho de 1924. Antes estava agregada a Manique do Intendente, freguesia que até 1791 se denominava Alcoentrinho. Vila Nova é uma das 8 freguesias do Concelho da Azambuja, da Província do Ribatejo e do Distrito de Lisboa. Com cerca de 1000 habitantes, a povoação compreende ainda os lugares de Torre Penalva, Carrascal, Casal d'Além, Outeiro, Moita de Lobo e Quinta da Horta

Situada num planalto, a 100 metros de altitude, oferece ao visitante, para além dos belíssimos ares filtrados pelos pinhais circum-vizinhos, panoramas de excepção sobre os extensos e férteis vales onde correm frescas ribeiras.

(...) O polo de maior interesse cultural de Vila Nova de S. Pedro é, sem dúvida, o seu Castro arqueológico (...) que foi classificado como pertencendo ao período do Caleolítico (finais do Neolítico) e foi notável povoado há cerca de 4.500 anos.

(...) A situação do Castro é excelente sob o ponto de vista estratégico, podendo ser defendido com facilidade; está perto de férteis terrenos com abundância de águas (Ribeiras de Almoster e do Carrascal) e não fica a mais de 100 Km do mar, pormenor que se verifica nos Castros situados ao longo da costa portuguesa."

(Texto retirado do livro "Festas de S. Pedro 94" - União Cultural e Desportiva Vilanovense)

Há alguns anos, de forma abusiva e sem o conhecimento da população em geral, a Câmara Municipal da Azambuja, com a conivência da Junta de Freguesia local, iniciou a construção de uns enormes tanques de dejetos (ETAR) para servir os esgotos de Manique do Intendente e, porque assim teria de ser, mais tarde, os esgotos de Vila Nova de S. Pedro, Casais d'Além e Torre Penalva, que estão agora em construção.

Ao tomar conhecimento de tal facto, a população exigiu esclarecimentos e a suspensão imediata da construção da ETAR. Foi, para o efeito, convocada uma Assembleia Municipal pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Azambuja, Joaquim Ramos, assembleia essa realizada em data a averiguar e na qual, perante a presença massiva da população e a repugna geral, ficou decidido, nessa mesma assembleia, a alteração da localização para o sítio do Esfolgado.

Sem novos esclarecimentos à população, tomamos agora conhecimento que não vai existir mudança para o Esfolgado e que é nesta linda zona de Vila Nova de S. Pedro, acima descrita, que este atentado ambiental se vai concretrizar.

Salientamos, não somos contra as ETAR. Não somos contra os sistemas de saneamento básico. Mas somos contra a localização.

Senão, vejamos, a água é considerada hoje um dos bens mais essenciais, constando da Agenda 2030 para o Desenvolvimento das Nações Unidas, que defende o acesso universal e equitativo à água potável - "As Nações Unidas enfrentam o desafio global de combater as consequências da escassez da água e harmonizar a procura crescente dos recursos hídricos para atender às necessidades humanas, comerciais e agrícolas" (Fonte: https://unric.org/pt/agua/).

É isto que nós não queremos deixar destruir, para nós e para as gerações vindouras.

A Ribeira de Almoster foi essencial há 4.500 anos para a fixação de populações. Também hoje, e no futuro, será essencial para o desenvolvimento de toda a freguesia. É o único local da freguesia com rio com água em permanência todo o ano, o que permite a prática hortícola, quem sabe no futuro outras práticas como pomares ou vinhas. Assim como também é um fator importante para o desenvolvimento cinegético e de outras espécies que de água necessitam.

Pelo exposto, e por muito mais que haveria a dizer, manifestamos a nossa discordância com esta localização e solicitamos, de imediato, a convocatória de uma Assembleia de Freguesia e, consequentemente, uma Assembleia Municipal, para debater o assunto, sem deixarmos de afirmar que deve ser imediatamente suspenso aquele atentado ambiental.

Vamos enviar, ainda esta semana, carta ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Azambuja e ao Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa a solicitar cópia ou consulta da Ata da Assembleia Municipal acima referida na qual ficou aprovada a deslocação da ETAR para o Esfolgado.

Assina a petição! Não deixes hipotecar o futuro das gerações vindouras!

Em breve será editado vídeo sobre o tema.

Esta petição foi criada em 11 agosto 2020