Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Parque Canino em Odivelas Centro

Para: Câmara Municipal de Odivelas

Esta petição pretende sensibilizar a Câmara Municipal de Odivelas para a necessidade da construção de um parque canino na zona do centro de Odivelas.

As leis mais atuais denotam a crescente consciencialização social relativamente à salvaguarda dos direitos dos animais cuja lei cabe tutelar. Assim temos o dever de proporcionar-lhes uma vida digna e o mais prazerosa possível.

Devido ao quotidiano acelerado que os cidadãos possuem, torna-se complicado passear os cães várias vezes ao dia, mas quando é possível estes usufruem do passeio não só para o cão se exercitar e relacionar, como também para conviverem com outras pessoas e com os seus respetivos animais.

De acordo com este Decreto-Lei, no art.º 7, n.º 4, “as Câmaras Municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção (…)” descritos acima.
Um parque canino consiste num espaço fechado, protegido e devidamente regulamentado (de forma a evitar conflitos). O mesmo deve permitir que os animais tenham liberdade, façam exercício e sociabilizem, potenciando um desenvolvimento equilibrado do cão.

Em parques deste tipo, que têm um custo reduzido para a sua implementação, necessitam essencialmente de bebedouros e pontos de água para lavagem; vedação, pilares de fixação, rede, portão duplo, iluminação publica, circuitos com equipamentos para trabalhar a agilidade e o movimento dos cães; caixotes do lixo e bancos de jardim.

Relativamente às regras de funcionamento, um parque canino não deve permitir a entrada de cadelas com cio, nem de cães agressivos e deve responsabilizar os donos por apanhar os dejetos dos cães.

Podemos assim concluir que um parque canino trás imensos benefícios para a sociedade em geral: aumenta a segurança, melhora da qualidade de vida de pessoas e cães (através da promoção de hábitos de vida saudáveis), aproxima os habitantes, promove o convívio entre quem tenha interesses parecidos, proporciona momentos relaxantes e de convívio, reduz os problemas comportamentais dos cães (através da socialização e do exercício físico e mental adequado), entre outros.

Acreditamos ser algo extremamente útil pois contribui para a segurança, não só dos cães mas também para a segurança de quem não tem cães e quer desfrutar dos espaços verdes livremente.

Gratos pela atenção, ficaremos a aguardar resposta com o vosso parecer,
Andreia Nunes





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
127 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.