Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Deficiências no Atendimento e Funcionamento Geral do Consulado Geral de Portugal em Londres

Para: Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa/Assembleia da República

As cidadãs e cidadãos portugueses a residir no Reino Unido, vêm por este meio denunciar um elevado número de deficiências tanto a nível de atendimento como de funcionamento do Consulado Geral de Portugal em Londres, Reino Unido. Os telefones raramente são atendidos, os emails não são respondidos em tempo útil, as informações prestadas são vagas, imprecisas ou generalizadas, não se adequando às questões colocadas. Os serviços digitais, como agendamento de marcações online, funcionam extremamente mal levando a mais atrasos que prejudicam a população portuguesa que depende deste posto consular. Simples atos como a renovação de documentos (cartão de cidadão ou passaporte), tornam-se maratonas que duram vários meses criando, entretanto, situações de precariedade profissional e pessoal que afetam o quotidiano das(os) cidadã(o)s portugueses que moram no Reino Unido.

Tendo em conta o mencionado, estão os signatários cientes dos constrangimentos causados pelo Brexit assim como da pandemia COVID-19 no funcionamento do posto consular em questão. Não obstante, a situação exposta apenas foi agravada pelos referidos eventos, sendo o funcionamento do Consulado Geral de Portugal em Londres, Reino Unido, cronicamente deficitário.
Tais eventos não podem escusar a responsabilidade deste organismo nem do Ministério dos Negócios Estrangeiros no apoio aos portugueses residentes no Reino Unido.

Tendo em conta o mencionado, vêm as/os signatárias(os) solicitar uma solução sustentável que permita aos cidadã(o)s portugueses residentes no Reino Unido, ter uma relação de proximidade, apoio e aconselhamento, em tempo útil e de forma eficaz, aos serviços prestados por parte do Consulado Geral de Portugal em Londres.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
20 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.