Redução dos Alunos por Turma no Agrupamento de Escolas de Marinhais - Ano Letivo 2020-2021

Para: Sr. Dr. Francisco Neves - Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo; Sr. Dr. Tiago Brandão Rodrigues - Ministro da Educação

Os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Marinhais, vêm, por meio desta petição, exigir a diminuição do número de alunos por turma - entre os 15 e os 18 - no próximo ano letivo de 2020/2021 nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Marinhais.

A obrigação do Estado é criar as condições para que as aulas possam decorrer presencialmente.
E o distanciamento social não é possível se as salas de aulas estiverem cheias.

Não faz sentido pedir-se à população portuguesa que pratique distanciamento social de 2 metros em locais públicos (até em praias), e o nosso sistema educativo mandar todos - alunos e professores - em simultâneo para as escolas e os confine em salas de aulas nas condições que forem possíveis (1 metro se for possível...).

Acresce a isso o facto de, quer no pré-escolar, quer no primeiro ciclo, não ser aconselhável nem permitido o uso de máscaras no espaço escolar.

Enquanto os riscos para a saúde pública forem elevados não podemos mandar as crianças para as escolas em turmas sobrelotadas, sem saber qual o impacto que essa situação poderá vir a ter para a sua saúde nos próximos anos.

Assim, os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Marinhais exigem a diminuição dos alunos por turma - entre 15 e 18 alunos.

Exigem também a abertura de mais turmas no próximo ano letivo, nomeadamente: a abertura de mais duas turmas no pré-escolar, uma no Jardim de Infância de Marinhais e outra no Jardim de Infância da Glória do Ribatejo; a abertura de mais uma turma para os quinto, sexto e sétimo anos, no segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico.

Os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Marinhais não partilham da visão edílica de pretensa normalidade "promovida" pelo ministro da educação e sabem que, a manter-se esta situação, NÃO IRÁ CORRER TUDO BEM!

Os Signatários
Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Marinhais