Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Aulas de Língua Gestual Portuguesa para Todos nas Escolas

Para: Presidente da Assembleia da República Dr.Eduardo Rodrigues e Mistério de Educação

Eu, Bruna Saraiva, Surda, portadora de Implante Cochelar Nucleo 5, estudante da escola Secundária João de Deus, jovem de 18 anos, decidi escrever em nome da comunidade Surda para que este pedido seja parte dos nossos direitos e um direito de todos.
Sou cidadã Surda, portuguesa, pertenço ao meu país, falo vocalmente como gestualmente, o meu objetivo é solicitar um pedido em nome de todos!
Pedimos que o Mistério de Educação, autorize este nosso apelo, para que haja no horário escolar, em todas turmas, um tempo por semana de Língua Gestual Portuguesa.
Confesso que um tempo por semana, não é suficiente para dominar a Língua Gestual, no entanto aprender o básico e o intermédio, já será o suficiente para melhorar a nossa via de comunicação e despertar nas pessoas a sensibilidade para o uso desta forma de comunicar.
A intenção deste pedido, surge pelo facto de sermos Portugueses e pertencemos ao nosso país, falamos Português e a nossa Língua é Portuguesa, a única diferença é ser Língua GESTUAL Portuguesa. Isto, porque é uma "injustiça" termos disciplinas de Língua Estrangeira, para que possamos entender os "de fora" e não ter disciplina de Língua Gestual Portuguesa para entendermos os de "cá" que falam português, mas de uma forma "diferente".
A Língua Gestual Portuguesa é a Língua Materna das pessoas Surdas, o veículo de comunicação utilizado pela comunidade Surda portuguesa. É uma língua, e não uma linguagem, por ter uma estrutura e uma gramática específica, História e cultura, tal como têm as línguas vocais.
Para além disso foi reconhecida, na Constituição da República Portuguesa, como língua da
Comunidade Surda, a 20 de setembro de 1997, apesar de se comemorar a sua data a 15 de
novembro, permitindo uma melhor aprendizagem, evolução e existência de comunicação para
todos nós Surdos. É um facto que muitas pessoas desconhecem e é uma língua que varia de
país para país, como as línguas orais.
Não é um simples pedido, sabemos o quanto é díficil realizar, da mesma forma temos noção que é díficil perceber as nossas barreiras. Vivemos numa pandemia que não nos permite ser independente nem inclusivos devido ao desaparecimento das leituras labiais. As pessoas recusam tirar a máscara mesmo que por dois minutos, para que os consigamos perceber melhor.
Desde já é mais uma vantagem, tal existência. E informo que estarmos a ler os lábios cansa-nos a vista, como os Surdos que usam aparelhos auditivos ou Implantes não conseguem compreender como deviam por causa do abafo do som. A nossa rotina cansa-nos. Somos nós que tentamos aprender falar, para comunicar com os Ouvintes.
Estar sempre a dar ou esforçarmos para contribuimos o nosso exemplo ou sermos como cidadãos não é tão fácil. Se todos contribuirmos, viveremos mais agradecidos e em paz.
Por isso, peço que assinem esta petição, não custa nada contribuir e partilharem nas redes sociais, o objetivo é ter pelo menos 4.000 assinaturas, quanto mais melhor!

Obrigada a todos que estão a ajudar!
Em nome da Comunidade Surda, Obrigada!

Bruna Saraiva



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2.275 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.