Bairro Novo de Belém - criação de Zona de Acesso Automóvel Condicionado

Para: Assembleia Municipal de Lisboa

Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa
O Bairro Novo de Belém, antigo Bairro das Casas Económicas das Terras do Forno, situado na freguesia de Belém, é um bairro otogenário criado aquando da Exposição do Mundo Português, nos finais da década de 30.
Atualmente o bairro enfrenta, tal como toda a cidade de Lisboa, um flagelo respeitante ao excesso de tráfego automóvel, pois além do Bairro ser usado como atravessamento quando há engarrafamentos na Av. dos Jerónimos, é muito procurado como parque de estacionamento de acesso à zona do Estádio dos Belenenses e a toda a zona turística dos jardins de Belém, quer por quem trabalha na zona, quer por visitantes, o que traz grandes incómodos aos moradores do Bairro, nomeadamente:
- A elevada poluição, sonora e atmosférica, provocada pelas centenas de automóveis que entram diariamente no Bairro, pese embora o Bairro cedo esgote a sua capacidade de parqueamento, os visitantes continuam, ao longo de todo o dia, a percorrer o Bairro numa incansável busca por um lugar de estacionamento (que frequentemente ocorre num passeio, num canteiro, ou mesmo a tapar uma saída de garagem);
- A insegurança dos utilizadores vulneráveis da via pública, visto que o Bairro não é uma zona segura para passear (no período de confinamento devido à situação de Emergência da COVID-19, foi possível constatar que o bairro, sem o normal transito automóvel, pode ser uma área bastante agradável para adultos e crianças passearem, a pé e de bicicleta);
- A dificuldade de passagem de viaturas de emergência, nomeadamente as viaturas pesadas de combate a incêndios, que não conseguem circular no bairro devido ao estacionamento irregular;
- Frequente dificuldade de circulação das viaturas de higiene urbana, principalmente quando há eventos de lazer nas imediações do Bairro;
- Por fim, e não de somenos importância, releva a dificuldade de estacionamento dos residentes, face à exagerada procura externa.
Assim, nos termos do artigo 85.º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), vimos por este meio solicitar que a AML delibere no sentido de se propor a criação duma «Zona de Acesso Automóvel Condicionado» no Bairro Novo de Belém, com vista à mitigação dos problemas acima referidos.

Esta petição foi criada em 27 Julho 2020