Fim do pagamento dos diplomas de curso

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Actualmente, todos os estudantes que completam a licenciatura, mestrado ou doutoramento e que desejem um diploma ou certificado para comprovar as suas habilitações são obrigados a pagar pelo mesmo. O custo deste diploma varia entre 50 euros (ISCTE-iul, Universidade Nova de Lisboa), 100 euros na Universidade de Lisboa, 124 euros no Instituto Politécnico de Lisboa e estes são apenas alguns exemplos em universidades públicas. Estes diplomas são algo necessário, uma vez que são pedidos por diversos empregadores para comprovar as habilitações dos seus possíveis futuros empregados. Como tal todos os estudantes que desejem entrar no mercado de trabalho precisam destes diplomas. Não só precisam, como têm o direito ao mesmo.
O valor atual das propinas já representa um custo que não é fácil de suportar para muitas famílias, mas que o fazem na mesma para que possam ter uma boa educação que lhes possa abrir portas no futuro a nível profissional e obterem uma vida melhor. O custo destes diplomas torna-se uma despesa extra que, além de causar descontentamento entre os estudantes, acarreta mais um custo financeiro difícil de suportar. Por estas razões, o custo destes diplomas deve estar consagrado no valor das propinas de forma a facilitar o acesso aos mesmos e não ser um entrave a todos os estudantes que necessitem do mesmo para se candidatarem a um estágio ou emprego.

Esta petição foi criada em 23 julho 2020