Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

DESDOBRAMENTO DE TURMAS JÀ! LUTA PELA VIDA / SAÚDE DE TODOS OS ALUNOS .

Para: Assembleia da República

Quem será responsável se existirem mortes por covid 19, contraído como resultado do regresso às aulas, sob orientações tão insuficientes como as até aqui avançadas pelo ministério da Educação?

Exigimos, como contribuintes, que quem nos representa, reavalie as medidas propostas e que seja levada a sério a emergência de saúde pública que vivemos!

Como pode um governo que exige à sua população distanciamento social, uso de máscara e higienização constante, ignorar essas regras em ambiente escolar? A saúde das nossas crianças e jovens, bem como de professores e auxiliares não está imune a este vírus, as famílias de todos estes intervenientes também não. Batas, viseiras e bonés, como indumentária proposta (para 1ª ciclo) pelo nosso agrupamento de escolas, trazidas para casa uma vez por semana para higienização, estão longe, muito longe de ser qualquer tipo de proteção útil. Em idades mais avançadas, máscara e gel desinfetante não vai impedir o vírus de atacar. Já não o fez no curto espaço de tempo em que os alunos de 11º e 12º voltaram às aulas presenciais, obrigando de novo a confinamentos, quarentenas e encerramento de escolas. Imaginemos agora este cenário multiplicado por todos os anos escolares e por todas as escolas do país. É um desastre à espera de acontecer!

É necessário a divisão de turmas, redução de horários, uso de máscaras e um maior número de assistentes operacionais para garantir as condições necessárias no dia a dia, bem como a higienização frequente. Não podemos exigir menos do que isto para as nossas crianças e jovens. Estando estes menos expostos (embora não totalmente protegidos, bem sabemos) , por consequência protegem-se todas as comunidades em volta das escolas.

A proposta da redução do número de alunos por turma, rejeitada no parlamento no passado dia 20/06/2020, era uma das medidas mais ansiadas pelos pais, professores e todos aqueles que trabalham em ambiente escolar. Se há anos que se percebe que um ensino mais personalizado, de maior proximidade entre profissionais e alunos seria o ideal para melhorar a sua qualidade, num contexto de pandemia, esta necessidade tornou-se ainda mais urgente. Não podemos juntar 25 a 30 alunos em salas pequenas e sem condições de manter distanciamento entre alunos e iniciar um ano escolar como se nada fosse. Não é possível, nas condições que o governo se prepara para implementar, proteger e garantir a segurança de ninguém.

Exigimos apenas que a vida valha mais do que o esforço financeiro necessário para a sua defesa.

Grupo de pais de alunos do 1º ciclo.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.838 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.