Pelo fim da implantação de Passadiços em Portugal

Para: Assembleia da República, Associações Ambientalistas, Municípios portugueses

Que moda tão descabida…

Portugal vive uma febre à volta da implantação de Passadiços com o intuito de levar as pessoas a locais pouco acessíveis e, graças a isso mesmo, mais protegidos da maleficência humana.

Pura irresponsabilidade de quem promove este atentado à Natureza!

Os locais mais belos não têm de ser acessíveis a quem só está habituado a observar as montras em Centros Comerciais e que não dispensa o seu sapatinho de salto alto ou uma camisa vincada com gravata a condizer.

Os locais mais belos da Natureza são cada vez mais raros e precisam de ser protegidos da presença humana, especialmente se for em massas.

Muitas das pessoas que passaram a conseguir visitar esses locais, à conta dos Passadiços, não têm a menor sensibilidade daquilo que deve ou não ser feito no meio da Natureza, até então selvagem.
Estão-se a gastar milhões de euros, destruindo milhares e milhares de árvores, quando a preocupação deveria ser proteger aquilo que a Natureza tem de melhor.

Neste momento, em Portugal, já se chegou ao ridículo de implantar Passadiços por cima de trilhos, com várias décadas ou séculos de existência e perfeitamente circuláveis, quando a preocupação deveria ser recuperar e manter aquilo que os nossos antepassados criaram com tanto esforço e sem o auxílio de qualquer maquinaria. Estão a destruir riquezas preciosíssimas...

Não terão os Municípios outras necessidades bem mais urgentes?

Não seria muito mais correto investir todo esse dinheiro na reflorestação e ornamentação das áreas que, infelizmente, todos os anos são devastadas pelos incêndios florestais?!

Mais Passadiços NÃO, POR FAVOR!!!

É um crime aquilo que andam a fazer à Natureza!

Quanto é que isso custa à nossa Floresta? Porquê esta moda? Quem tem interesse nisso?

Qual a dimensão desta Pegada Ecológica? Qual o impacto na fauna e na flora dessas regiões?

Ao longo dos vários percursos de passadiços já existentes acumula-se lixo, a vegetação foi cortada e o ruído aumentou significativamente, alterando por completo o habitat de animais únicos e espécies raras.

VAMOS PROTEGER A NATUREZA E PARAR COM A IMPLANTAÇÃO DE PASSADIÇOS!

A Natureza agradece.

Esta petição foi criada em 17 julho 2020