Alargamento de vagas do pré-escolar ABLA-Parede 2020/2021
Para: Sra. Dra. Sandra Baptista do Instituto da Segurança Social
A Associação de Beneficência Luso-Alemã, ABLA, é uma instituição particular de solidariedade social, que oferece à comunidade local respostas de creche, jardim de infância e ensino pré-escolar, com a missão de servir a comunidade envolvente, local e internacionalmente, desenvolvendo as competências do indivíduo ao longo do ciclo de vida, tendo como principal população alvo as famílias mais vulneráveis.
A ABLA solicitou no ano letivo de 2018/2019 ao Ministério de Educação e Instituto da Segurança Social (ISS) o alargamento do pré-escolar. O Ministério de Educação (ME) cedeu autorização mediante alterações de ampliação, que foram posteriormente aprovadas pelo ME, contudo, o Instituto de Segurança Social negou o aumento de vagas para o pré-escolar. Tendo em conta que este problema é recorrente há vários anos, a ABLA tem vindo a lutar e a efetuar diligências junto ao ISS, nomeadamente propondo a diminuição do número de vagas da creche proporcionalmente ao aumento do número de vagas do pré-escolar, no sentido de dar continuidade ao projeto educativo das crianças que iniciam o Jardim de Infância. No entanto, enquanto pais, fomos recentemente informados que as crianças nascidas nos anos de 2014 e de 2015 vêem em risco a continuidade de frequência na instituição.
Pelo exposto, vimos defender o bem-estar socio-afetivo das nossas crianças, que se encontram numa idade onde a estabilidade e a continuidade são fundamentais para o seu desenvolvimento. Com a pandemia e consequentes Estados de Emergência as crianças viram interrompidas a frequência escolar, e ficaram privadas do convívio com as educadoras e com os pares provocando uma rutura no seu desenvolvimento social e educativo.
Com o levantamento do estado de emergência as nossas crianças regressaram ao Jardim de Infância e aos espaços onde estavam habituadas, no entanto por ainda não haver resposta por parte do ISS, elas podem ser outra vez obrigadas a uma nova adaptação.
Assim enfatizamos a proposta efetuada pela ABLA, na pessoa da Dra. Telma Teixeira, Presidente do Conselho de Administração, no dia 24 de Junho, solicitando uma resposta urgente por parte do ISS, que melhor tenha em conta o bem-estar das nossas crianças.
Com os melhores cumprimentos