Pelo fim da crise de poluição em Alcanena

Para: Dar voz às queixas da população e unir ativistas do clima e cidadãos solidários com o tema

(Em português e inglês / Translated to English bellow)

Caros cidadãos, Alcanena vive uma crise ambiental devido à sua preponderante indústria de curtumes e inadequação de algumas empresas ao regulamento do poluidor pagador e da poluição controlada.

Acreditamos que tal seja inadmissível. A saúde vem primeiro do que o lucro, e, o lucro também é passível de ser atingido com respeito às regras que permitam o respeito pela saúde.

O mau cheiro perceptível dos gases tóxicos não deixa dúvida sobre a crise ambiental e veio novamente perturbar o normal funcionamento das nossas casas, causar doenças, agravar problemas respiratórios dos nossos idosos, impregnar-se às nossas janelas e contaminar os nossos pulmões e das nossas crianças.

A máscara não chega, é necessário fechar toda a casa, pois, os gases provenientes das descargas realizadas nas águas, são insuportáveis uma vez inalados e circulam livremente por vários quilómetros do concelho.

Portugal tem de ter medidas concretas de combate à atividade criminosa de poluição ambiental que há anos tem persistido, com resultados que devem evidenciar investigações que cheguem a conclusões sobre quem são os autores e terminem com a aplicação das penas previstas.

Para que se reúna o contributo de todos os afetados e simpatizantes com a causa ambiental, sem excluir os que devido a diversos factores não teriam disponibilidade para fazerem-se ouvir presencialmente, solicitamos a todos que neste ato assinem esta petição e a façam assinar pelos vossos familiares, motivados pelas nossas casas, pela nossa saúde e pelo nosso direito ao ar puro e livre de gases tóxicos industriais.

Esta petição será importante para os próximos passos, faça o que está ao seu alcance e una-se a esta causa que é de todos. Caso tenha conhecimento de outros casos de poluição do ar ou relatos sobre os efeitos, deixe o seu comentário e envie-nos um email através da opção "contactar autor" (está mesmo aqui ao lado direito).

*O crime de poluição ambiental está previsto e é punido pelo art. 279.º do Código Penal e terá de ser aplicado aos infratores para que cesse de uma vez por todas este flagelo à nossa vila.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRANSLATION - ENGLISH

Dear citizens, Alcanena is is going through a terrible environmental crisis due to its predominant tanning industry and the inadequacy of some companies to the regulation.

We believe that this is unacceptable. Health comes first than profit, and profit is also achievable with respect to the rules that allow respect for health.

The perceptible stench of toxic gases leaves no doubt about the environmental crisis and has again disturbed the normal functioning of our homes, causing illnesses, aggravating the respiratory problems of our elderly people, impregnating our windows and contaminating our lungs and our children .

The mask is not enough, it is necessary to close the whole house, because the gases from the discharges made in the water are unbearable once inhaled and circulate freely for several kilometers of the municipality.

Portugal must have concrete measures to combat the criminal activity of environmental pollution that has persisted for years, with results that should evidence investigations that reach conclusions about who are the perpetrators and end with the application of the penalties provided for.

In order to gather the contribution of all those affected and sympathizers with the environmental cause, without excluding those who, due to various factors, would not be available to make themselves heard in person, we ask everyone to sign this petition and have it signed by yours. family members, motivated by our homes, our health and our right to clean air free of toxic industrial gases.

This petition will be important for the next steps, do what you can and join this cause that belongs to everyone. If you are aware of other cases of air pollution or reports on the effects, leave your comment and send us an email using the "contact author" option (it's right here on the right margin).

* The crime of environmental pollution is foreseen and is punished by art. 279.º of the Portuguese Penal Code and will have to be applied to offenders so that this scourge on our village ceases once and for all.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em sexta-feira, 7 de Janeiro de 2022