Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Uso de Boina com farda nº1 para militares do exercito

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República

Reversão da medida criada em Outubro de 2019 no novo Regulamento de Uniformes do exercito (RUE),
na Portaria n.º 345/2019, publicado no Diário da República n.º 189/2019, Série I de 2019-10-02; concretamente na página 36 do referido regulamento, na parte Anexos I , Quadros III Uniforme nº1 (Representação), o mesmo determina que Oficiais e Sargentos de todas as Forças (inclusive as Tropas Especiais) em situações de Receção, apresentação e cumprimentos a chefes de estado,visitas oficiais a ministros nacionais e estrangeiros e a embaixadores, cerimónias particulares (bailes, jantares, casamentos e outras festas), serviço nos conselhos de guerra e nos tribunais militares, entregas e posses de comando, festas e sessões solenes em entidades, estabelecimentos e órgãos (U/E/O) militares, cerimónias de juramento de bandeira e outras equivalentes, todas as apresentações nas unidades e outros organismos das Forças Armadas, jantares, sessões solenes em U/E/O militares, cerimónias de juramento de bandeira e outras equivalente, tem que usar o boné em lugar da Boina que normalmente usam.
Não se percebe que o exercito queira de uma maneira injustificada quebrar uma tradição com 65 anos(no caso dos paraquedistas) , que relembro, usam Boina Verde desde a sua criação em 1955 (consagrado no Decreto 40.395 de 23NOV1955). O historial das suas Forças Especiais assenta muito no uso de símbolos e distintivos que ressalvam esse mesmo estatuto de "especial" e alimentam a mística própria do ser diferente. Ao impor que nas cerimónias atrás descritas, os seus quadros prescindam da Boina e usem o boné, que ganhos trás para o proprio Ramo? o que é diferente deve ser uniformizado? numa altura em que a escassez de jovens para prestar serviço nas Forças Armadas fica aquém do exigido, não será esta medida aquilo que vulgarmente se chama "dar um tiro no pé"?



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.806 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.