Resgatar a Ponte Eiffel do Âncora

Para: Assembleia da República - Presidente da Assembleia da República.

Exmo Sr. Presidente da Assembleia da República e Senhores Deputados: Vimos pela presente petição solicitar a todos vós, e ao Governo em particular, para que interceda junto da autarquia da Póvoa de Lanhoso - Distrito de Braga, para que esta restitua a Ponte ferroviária Eiffel, que realizava a primitiva travessia do rio Âncora, em Caminha, à autarquia de Âncora. Após a substituição dessa infraestrutura no final dos anos 80, por uma mais capaz de responder aos novos paradigmas de carga e velocidade na ferrovia - Linha do Minho - a Ponte Eiffel do Âncora foi doada pela CP - Comboios de Portugal - à autarquia da Póvoa de Lanhoso, para realizar a travessia rodoviária de um rio, nunca tendo sido adaptada ao mesmo, tendo a autarquia construído uma em betão armado. Após todo este tempo, sem que a Ponte Eiffel fosse condignamente utilizada, decidiu a autarquia da Póvoa de Lanhoso colocar a mesma num espaço de uma empresa de indústria metalúrgica - a DAEL - em Covelas. Actualmente essa importantíssima obra de arte dos tempos áureos da nossa ferrovia padece de uma constante degradação, tendendo a desaparecer. Gostaríamos que a Direcção Geral do Património Cultural, com o apoio da Assembleia da República, encontrasse uma solução digna para esse património industrial desenhado pela mão de um dos mais brilhantes génios do ferro: Alexandre Gustave Eiffel. A autarquia de Âncora, tentou há uns anos a esta parte reaver a infraestrutura, que apesar de tudo se encontra retida por questões burocráticas. Assim, solicitamos ajuda no sentido de a restituir ao seu local primitivo, e dentro do possível converter o que resta num memorial da nossa história ferroviária e do génio que a criou. A Ponte Eiffel do Âncora pertence ao Alto Minho, às suas gentes - é identidade.

Esta petição foi criada em 06 julho 2020