Reposição do Transporte Público em Torres Vedras

Para: Administração da Barraqueiro Oeste, Assembleia Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras, OesteCIM

Na sequência da pandemia provocada pela Covid-19, o serviço de transporte público em Torres Vedras, na cidade em particular foi praticamente suspenso. Encontrando-nos agora na 3ª fase de desconfinamento generalizado, com o comércio, serviços públicos, escolas, creches e ATLs, centros de saúde e demais empresas a funcionar em pleno, mas o serviço de transporte público não tem acompanhado com a mesma velocidade.

Segundo ínformação de uma recente reunião da Câmara Municipal de Torres Vedras, os transportes públicos no concelho de Torres Vedras estão em média com 60% da oferta, mas sabe-se que há carreiras muito abaixo disso (da qual o TUT, Transporte Urbano de Torres Vedras é exemplo) e há localidades que estão praticamente sem transporte público.
Os poucos transportes que há, encontram-se sobrelotados, com horários que não servem os interesses de mobilidade da população, que se vê obrigada a alternativas de transporte privado.
Isto causa maior volume automóvel na cidade, com maior insegurança para peões, mais atrasos nas deslocações, maiores custos para as pessoas, e maiores niveis de poluição, além de maior exposição a potencial infecção pelo Covid-19.
As pessoas que não tem transporte próprio vêem-se discriminadas e impedidas de livre circulação, afectando o regresso ao trabalho e rotina diárias.

Assim, vem esta petição dirigida à Barraqueiro Oeste, Assembleia Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras na figura do Vereador para a Mobilidade e Comunidade Intermunicipal do Oeste OesteCIM, exigir a reposição do transporte público no concelho de Torres Vedras nas condiçoes anteriores ao inicio da pandemia.

Esta petição foi criada em 30 Junho 2020