Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Restauração da Freguesia de Estoi

Para: Assembleia da República

CIDADÃOS
Ao criarmos esta petição à Assembleia da República pretende-se apelar à necessária Restauração da extinta Freguesia de Estoi, disso depende a preservação e divulgação da Cultura e do Património da nossa Aldeia. Dessa forma poderemos manter vivo o nosso legado cultural, estimulando o sentido de pertença de cada um de nós com os seus concidadãos. Apelo a todos os que de alguma forma estão ligados a Estoi, comungam dos seus anseios e gostariam de a ver cultural e socialmente valorizada e sobretudo respeitada para que assinem e divulguem esta petição a ser endereçada à casa da nossa democracia.
A nossa Freguesia era desde a época quinhentista uma paróquia autónoma e orgulhosa das suas raízes. No entanto, as suas origens são ainda mais remotas, o seu património e as suas tradições culturais ainda mostram com clareza a influência que as grandes civilizações europeias tiveram na nossa cultura; nomeadamente a extraordinária manifestação do sentir dos Estoienses, que é a Festa da Pinha.
Estoi merece pela sua história, pela sua cultura e pelo seu património, que preservamos orgulhosamente, maior respeito, para poder definir e estruturar a sua evolução, de forma independente como o fez ao longo dos séculos.
A extinção da nossa Freguesia, que configurou uma enorme injustiça e desrespeito pela nossa identidade cultural e social, pode e deve ser revertida.
Aproveitando a possibilidade que o governo abriu de Restauração da nossa Freguesia, é preciso que nos unamos e façamos ouvir a nossa voz, junto de quem terá o poder de decisão: os partidos políticos com assento na Assembleia da República; para que na hora da deliberação seja claro o que os Estoienses desejam.
Chegou o momento de nos unirmos em torno do desígnio de Restauração da Freguesia de Estoi, independentemente das nossas diferenças. Esta luta não é contra ninguém, muito menos contra os nossos vizinhos da Conceição de Faro, com quem sempre tivemos e teremos as melhores relações, esta é uma luta derivada de um imperativo histórico, o da manutenção da nossa identidade.
É preciso que os Estoienses digam claramente aos decisores que para nós é muito importante que se respeite o testemunho que os nossos antepassados nos transmitiram. Esse legado só está devidamente salvaguardado, quando os destinos da Freguesia de Estoi estiverem unicamente nas mãos dos seus eleitores.

Grupo de apoio à Restauração da Freguesia de Estoi
https://www.facebook.com/groups/568710690507775/



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
726 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.