Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela suspensão imediata da "rodoviação" desenfreada e sem critério da cidade de Lisboa

Para: Camâra Municipal de Lisboa

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, tem protagonizado uma política de "rodoviação" desenfreada e insensata da cidade de Lisboa, "semeando" Vias Exclusivas Segregadas Para Automóveis (VESPA) por toda a cidade com pouco critério e eliminando ciclovias e passeios, assim obstruindo o trânsito de ambulâncias, táxis, autocarros e outros veículos essenciais, e claro, dos meios de locomoção ativos, meio de transporte de muitos dos utentes da via pública (para ilustração do que tem vindo a suceder veja-se o exemplo da movimentada Av. Almirante Reis : um vídeo publicado no Youtube no dia 22 de Junho mostra uma ambulância, em serviço de urgência, a ser obrigada a circular numa ciclovia, pelo facto de existir uma enorme fila na VESPA).

Por outro lado, a aposta obstinada e quase exclusiva nas VESPAs tem levado o executivo municipal a negligenciar quase por completo a realização de obras de repavimentação de muitas vias públicas, mesmo de alguns eixos fundamentais de circulação de peões e transportes publicos, como é o caso da Praça de Londres, da Av. de Roma, da Av. do México , da Av. António José de Almeida, ou ainda o caso escandaloso das Ruas do Telhal e das Pretas, vias de acesso à Avenida da Liberdade, cujos pavimentos se encontram em extremo estrado de degradação, constituindo um perigo de segurança pública. A insensatez vai ao ponto de não se aproveitarem as obras de instalação de VESPAs para se repavimentar as vias destinadas aos veículos de duas rodas sem motor, daí resultando um claro contraste entre estradas "novinhas em folha" ao lado de vias para uso partilhado em adiantado estado de degradação.

Não se contesta a bondade do fomento da circulação em automóveis privados, por razões de saúde e de segurança. Mas o executivo municipal tem de ser sensível ao facto de que grande parte dos utentes das vias públicas são aqueles que se fazem transportar em autocarros, táxis, bicicletas e a pé.

A politica de vias públicas não pode alhear-se da vida real dos habitantes de Lisboa e de todos os que nela e para ela se deslocam, não pode nem deve sobrepor-se à vontade dos munícipes e "utentes" da cidade, impondo «à outrance» uma idealização da cidade, ou seja, uma política de «wishful thinking»..,

É, pois, imperioso que a politica actual de instalação de estradas exclusivas para automóveis em Lisboa seja suspensa e que toda a politica de vias públicas para a cidade seja repensada, auscultando a vontade dos seus utentes pelas formas previstas na lei.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 junho 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
12 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.