Não Destruam Miramar: Não ao Túnel

Para: Amigos de Miramar

Tornou-se recentemente do conhecimento dos moradores de Miramar que existe um plano de construção de um túnel rodoviário na Avenida Vasco da Gama para travessia da passagem de nível, com a sua supressão, projeto esse que se encontra na iminência de se concretizar. Quem conhece esta zona sabe que se destaca pela sua traça arquitetónica antiga e cuidada, com ruas ladeadas de árvores que se abraçam em túnel, chamariz para muitos residentes de Gaia e Porto que aqui se deslocam em passeio. Esta Avenida, que atravessa toda a localidade e se estende até à praia, destaca-se como a avenida principal e das mais carismáticas de Miramar, constituindo património paisagístico de grande valor. À luz deste projeto inqualificável, vê-se agora gravemente ameaçada. A destruição da Avenida seria uma perda sem retorno, tanto para a história de Vila Nova de Gaia como para o dia-a-dia de muitas pessoas que não só nela residem mas que a ela recorrem como zona de lazer.

A informação acerca desta obra foi transmitida oficiosamente, sendo que o projeto visa o abate das árvores centenárias que ladeiam a Avenida, a construção de um túnel que abarcará grande parte do trajeto desde a Praça de Índia até aos primeiros quarteirões a nascente da estação, e a instituição de faixas de circulação de ambos os lados do túnel. Inclusivamente, encontra-se planeada a construção de um túnel adicional na Rua das Moutadas, a cerca de 750 m, o que torna esta passagem redundante. Em suma, está planeada uma obra inaceitável que constitui um atentado irrecuperável ao património da zona, desfigurando por completo aquela que é por excelência a porta de entrada de Miramar. Ao tentar promover a segurança férrea, pode ainda estar a comprometer-se a segurança rodoviária, ao promover a circulação de veículos em velocidade numa avenida onde fica uma escola primária. Em tudo isto, os moradores não foram consultados ou tão somente informados, tendo tido conhecimento de uma tão revoltante obra de forma incidental na iminência da sua realização. Desta forma, pretendemos que se respeite a herança de Miramar em termos paisagísticos, arquitectónicos, culturais e ambientais, e como zona residencial e de lazer.

Com esta petição pretende criar-se uma plataforma para lutar até onde for possível para proteger e impedir a destruição da Avenida Vasco da Gama, uma das mais características da localidade de Miramar e parte indissociável da história e vida do concelho.

Esta petição foi criada em 26 junho 2020
2 427 Pessoas