Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Dono dos cães levado à Justiça e que os animais não voltem a ser-lhe devolvidos

Para: Assembleia Municipal de Lagos

Como cidadãos do município de Lagos, ficámos chocados com o vídeo de dois pastores alemães a matar um gato na colónia perto da Meia Praia, no dia 1 de Junho de 2020, enquanto o dono dos mesmos assistia impávido e sereno.

Apesar deste indivíduo ter sido identificado anteriormente pelas autoridades e os referidos cães já terem sido apreendidos pelo canil municipal, os mesmos foram devolvidos ao dono após um mês. Ou seja, a negligência das autoridades permitiu que este hediondo acto acontecesse e, se não fosse o vídeo que mediatizou o caso, provavelmente iriam acontecer mais situações semelhantes.

É conhecimento das autoridades municipais que estes cães já mataram vários animais no Concelho e também feriram pelo menos uma pessoa com gravidade. Várias pessoas relatam ter sido ameaçadas por este indivíduo que não tinha problema em usar os cães para atacar e ameaçar. Apesar das várias queixas apresentadas junto da PSP, é com uma enorme preocupação que verificamos que nada foi feito até ao momento e o indivíduo continua a circular em liberdade por Lagos com outros cães sem açaime, e a treinar animais para atacar, o que coloca toda a população e visitantes do município em risco. É uma perturbação da ordem pública que tem acontecido com a conivência das autoridades, algo que não podemos aceitar.

Alguns dos subscritores são cuidadores das colónias e repararam que nos últimos meses têm desaparecido vários gatos, com relatos de terem sido apanhados por cães; ficamos por isso a pensar que este acto agora filmado provavelmente já aconteceu outras vezes no mesmo local sem que ninguém tivesse conhecimento.

Como cidadãos, exigimos que o dono dos dois cães acima mencionado seja levado à Justiça para responder pelos actos dos seus animais, pelos quais é responsável. Exigimos também que os cães não lhe sejam novamente devolvidos, para que os cidadãos e animais de Lagos não voltem a ser atacados. É grave que este indivíduo continue a frequentar os espaços públicos deste Concelho sem respeitar as leis e sem ser punido pelos actos dos seus cães. Há muito que as autoridades sabem da situação, tal como conhecem o local onde ele e outra pessoa vivem ilegalmente, por trás da esquadra da PSP.

É preocupante que o número de ataques deste género esteja a aumentar no Município. A impunidade do seus autores é ainda mais preocupante. No local onde este acto hediondo aconteceu, os cuidadores da colónia deparam-se diariamente com cidadãos que passeiam os seus cães sem trela, desrespeitando o mais elementar civismo e colocando em perigo quem ali passeia e também os animais de rua, que apesar de não terem donos merecem ser protegidos. Seria por isso importante colocar sinalização da obrigatoriedade de passear os cães com trela e exigir que as autoridades policiais fiscalizem e actuem sempre que necessário.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
64 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.