Petição Introdução Treino Força na Educação Física

Para: Exmo Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Exmo Sr. Presidente da Republica, Exmo Sr. Primeiro-Ministro, Exmo Sr. Ministro da Educação, Exmo Sr. Presidente do IPDJ

Exmo Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Exmo Sr. Presidente da Republica, Exmo Sr. Primeiro-Ministro, Exmo Sr. Ministro da Educação, Exmo Sr. Presidente do IPDJ.

A evolução é uma constante do mundo científico, a disciplina de Educação Física pode ser um aliado de qualquer país na formação dos seus cidadãos. Podendo:
1. Promover das Capacidades Físicas (Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade, Coordenação Motora)
2. Promoção de Estilos de Vida Saudáveis
3. Promoção de Capacidades Psicológicas e Sociológicas

O treino de força demonstra resultados superiores na promoção da saúde em relação às demais modalidades desportivas. Como é sabido, a criação de hábitos desde tenra idade tendem a perdurar no tempo. O espírito em volta deste tipo de exercício aumenta a auto-estima, sociabilidade e aceitação. Ajuda num desenvolvimento saudável, tornando as pessoas mais resistentes a lesões e doenças. O treino de força tem risco de lesão muito inferiores às modalidades comuns por 1000h de actividade. Sendo um aliado do SNS (diminuindo os custos) e de todas as profissões (melhorando a produtividade).

Com o decorrer dos anos, as profissões do futuro são cada vez menos físicas e têm provocado um aumento de doenças associadas à falta de exercício físico, sendo da responsabilidade dos governos através do seu sistema de educação oferecer saúde aos seus cidadãos assim como oportunidades iguais, não descriminando umas. A cultura do corpo tem demonstrado ser tão importante quando a cultura da mente. Se queremos estar preparados para o futuro devemos começar por incitar à mudança e ser um País na retaguarda!

Pedimos:
1. Introdução do Treino de Força (Musculação, Powerlifting, Weightlifting e/ou Crosstraining) no programa curricular.
2. Reestruturação dos Programas de Formação de Professores de Educação Física para a introdução do Treino de Força.
3. Criação de um projecto para equipar as escolas com ginásios para Treino de Força.
4. Criação de uma modalidade de Treino de Força no Desporto Escolar.
5. Criação de horários diários de Educação Física.

Esta petição foi criada em 21 Junho 2020