Apoiar os Enfermeiros do Algarve
Para: Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Ministra da Saúde; Assembleia da República; Centro Hospitalar Universitário do Algarve e ARS Algarve
Assinalamos em 2020 o Ano Internacional do Enfermeiro, com uma pandemia que nos coloca a todos à prova.
Os enfermeiros estão na linha da frente no combate à Covid-19, muitas vezes:
• sem os Equipamentos de Proteção Individual em quantidade e com a qualidade que deveriam estar garantidos,
• com imposição do aumento ou alteração dos horários e locais de trabalho,
• preocupados com as suas famílias e utentes, com medo de serem fonte de contágio e de se infetarem.
Têm medo mas estão lá, cumprem! Não voltam as costas.
As administrações das instituições de saúde algarvias, que agora lhes exigem o máximo são as mesmas que se comprometeram a contar todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na Carreira até ao final de 2019.
A Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), assinou o acordo a 20 de setembro 2019.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinou a 4 de fevereiro 2019, assumindo que não discriminaria os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) relativamente aos colegas com Contrato de Trabalho em Funções Públicas (CTFP).
Não cumpriram e voltaram-lhes as costas!
O congelamento das progressões nas carreiras, associado à alteração das regras de progressão determinou a perda, irrecuperável, de 70% do tempo de serviço. O que os enfermeiros exigem – e lhes foi prometido – é que os restantes 30% de tempo de serviço sejam contados. Não fazê-lo implica apagar toda a experiência e formação que colocam ao serviço da população, tendo como consequência pagar o mesmo vencimento tenha o enfermeiro 1 dia de trabalho ou 10, 15 ou 20 anos!
A população tem demonstrado carinho e reconhecimento pelos enfermeiros, particularmente durante o período da pandemia. Apela agora para a valorização do seu trabalho através da exigência para que o CHUA e a ARS Algarve cumpram os compromissos que assumiram. É justo valorizar o tempo de serviço, a formação e a experiência acumulada ao serviço da população.