Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não à destruição da Ermida de Nossa Senhora do Socorro, Carvalhal, Bombarral

Para: Ministra da Cultura, Câmara Municipal do Bombarral, Comissão Parlamentar de Cultura. Comunicação, Juventude e Desporto, Presidente da República

A Ermida de Nossa Senhora do Socorro foi fundada em 1574, situa-se no Carvalhal, uma bonita aldeia a 70 km de Lisboa.
Pelo seu grande valor cultural, nomeadamente, arquitetura exterior e no interior painéis de azulejos datados de 1733, pinturas no teto e talha dourada foi, em 1982, classificada Pela Direção Geral do Património Cultural como imóvel de interesse público.

A ermida está agora a ser ameaçada por um projeto imobiliário, aprovado pela DGPC e pela Câmara Municipal do Bombarral, que começa a crescer na sua Zona Geral de Proteção.
Estamos perante um claro crime cultural que a população do Carvalhal e todo o país contestam. O património histórico e cultural é das poucas riquezas que restam a este país devastado pelas sucessivas crises financeiras.

Não é possível que a entidade a quem cabe a proteção do nosso património autorize situações de clara ilegalidade. É ainda chocante que uma autarquia não proteja uma das suas referências históricas locais cedendo claramente ao primado da indústria da construção habitacional.

Precisamos de uma DGPC que proteja o nosso património e não de uma DGPC que autorize e promova projetos que violam, de forma clara e inequívoca, a legislação de proteção do património nacional.

Precisamos ainda de autarquias que não cedam à pressão do ‘cimento’ sempre que os projetos imobiliários violem o acervo histórico e cultural autárquico ou a integridade do município.

É muito urgente rever esta situação que revolta, e bem, a população do Carvalhal, mas que deveria revoltar todos já que este é um quadro triste do nosso país.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.021 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.