Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para prolongamento do Lay of todas as entidades sem actividade

Para: Exmos. Senhores Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro Ministro

Exmo. Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Exmo. Senhor Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, Exmo. Senhor Dr. António Costa
Tenho plenas convicção de que a petição que promovo é sentida por muitos milhares de portugueses, empresários e trabalhadores. Confio que as subscrições o demonstrem.

Embora focado mais especificamente na área da Cultura na qual exerço, esta petição tem como objectivo trazer para a consciência de V. Exas. todas as áreas que contribuem para o sustento de milhões de pessoas que, em situação de laboração regular, criam enorme riqueza ao país, e que o fim do Lay Off pode matar. Ao mesmo tempo não são ouvidos sobre essa matéria, nem tão pouco sobre as suas sugestões e propostas das possíveis formas de preparar a reabilitação das suas actividades.
Os recentes e anunciados fim de Lay Off generalizado vão provocar danos irreparáveis em diversos sectores da Economia Nacional.
A realidade é que há sectores fundamentais da nossa economia; Turismo, Cultura, Restauração, Comércios de bens secundários, entre outros, que estão sem actividade, alguns dos quais cuja reabertura foi decretada (extinto Lay Off) mas continuam ser ter actividade, não têm clientes!!!
Outros como o da Cultura e Eventos, bem como toda a sua envolvente (actores, cantores, bailarinos,
artistas plásticos, escultores, street atr, músicos, autores, compositores, artistas circenses, acrobatas, comediantes, ilusionistas, produtores, duplos de cinema, técnicos de produção, criadores de figurinos, costureiros(as) criadores de adereços, cenógrafos, carpinteiros, coreógrafos, estilistas, profissionais de maquilhagem, cabeleireiras, guionistas, riggers, fornecedores de palcos, de sistemas de som, de iluminação, de vídeo, operadores de câmara, realizadores, editores de som e imagem produtores, cineastas. Em resumo todos os intervenientes que tornam possível a concretização e geração da enorme riqueza gerada pelas 7 artes.
Desde meados de Março que não têm trabalho, e toda a sua actividade, os seus trabalhos do ano de 2020, quer os previstos quer os muitos já aprovados, foram cancelados. Não têm qualquer
Todos estes intervenientes serão arrastados para situações dramáticas; as empresas e empresários (que os impulsionam) e todos os trabalhadores (que são o pilar e o suporte da riqueza por eles gerada), com graves consequências que, acreditem, serão muito mais prejudiciais, repito muito mais prejudiciais, do que a manutenção do Lay Off.
Manda a prudência e o bom senso que o Lay off deva ser mantido até que esses sectores tenham condições para retomar as suas actividades, e gerar a riqueza que será necessária e determinante, para retoma do crescimento económico. Não se podem também esquecer, obviamente, as necessidades de subsistência das muitas centenas de milhar, senão milhões, de pessoas que dessas actividades dependem.
Por exemplo:
- No Turismo muitas portas abriram para logo a seguir fecharem. Não há turistas, e sem turistas e todo o capital que gastavam no nosso país, como vai este sector sobreviver !?
- Os restaurantes abriram as portas, mas não têm clientes. Sem eles como vai este sector sobreviver !?
- Sem apoios e medias concretas não só para os sectores antes referidos bem como às micro, pequenas e médias empresas para promover a sua reabilitação, os subsídios de desemprego vão, seguramente, disparar para valores muito mais elevados dos que em situação de Lay Off, e não é preciso ser economista para, com facilidade o perceber.
Por tudo isto os subscritores da presente petição, manifestando a sua preocupação com a gravidade da realidade que se aproxima, pedem para ser considerada obrigatória a participação dos seus legítimos representantes (as diversas associações, sindicatos, outros) na discussão quer da continuidade do Lay Off, quer na participação nos debates das necessárias medidas de reabilitação e retoma de todas as actividades ameaçadas.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
23 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.