Pedido de época especial Covid-19 pelos estudantes do Ciclo Básico de Medicina

Para: Reitoria da Universidade dos Açores

Exmo. Reitor da Universidade dos Açores

Exmo. Director do Curso de Medicina

A epidemia COVID-19 é responsável por múltiplos efeitos negativos a uma escala global - desde logo pela elevada mortalidade - e também se faz sentir pesadamente entre nós.

Em termos académicos, resultou numa alteração radical do plano de estudos no Curso de Medicina da Universidade dos Açores com a interrupção das aulas presenciais, pré-clínicas e clínicas, e com confinamento total de todos os Docentes e Estudantes durante os últimos meses.

Ainda assim, os Estudantes de Medicina da UAc têm manifestado contínua e intensamente a sua vontade de ultrapassar as actuais dificuldades formativas, participando activamente nas actividades lectivas propostas e assumindo em pleno a responsabilidade de aproveitamento académico no corrente ano através da avaliação que foi estipulada, aproveitamento que dita para todos a continuação para o 2º Ciclo de estudos e que ganha um carácter tão importante para os nossos finalistas.

À semelhança do que aconteceu em algumas Universidades do País - em especial, com os colegas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra com a qual estamos intimamente ligados - é imperioso que a Universidade dos Açores adopte, para o nosso caso e com a máxima urgência, medidas extraordinárias para a avaliação deste semestre e do ano académico, como a aprovação de uma época especial que pedagogicamente se impõe.

Rogamos a sua resposta formal urgente a esta matéria. Objectivamente, solicitamos:

1. Calendarização urgente de uma época especial de exames (3ª fase) para os 3 anos académicos de Medicina, de forma a igualar oportunidades entre instituições e minimizar os impactos negativos decorrentes do contexto epidemiológico vivido;

Certos da melhor compreensão perante uma pretensão justa e pedagogicamente correcta, pedimos deferimento.

Subscrevem cordialmente,

os Estudantes de Medicina da Universidade dos Açores