Petição PLANO DE PORMENOR DA FRENTE RIBEIRINHA DE SETÚBAL

Para: Camara Municipal de Setubal; SetubalPolis

PLANO DE PORMENOR DA FRENTE RIBEIRINHA DE SETÚBAL

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No Âmbito da Audiência Publica, sobre o projecto do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha de Setubal, vimos por este meio solicitar alterações que julgamos imprescindíveis para o reforço da ligação entre a Frente Ribeirinha e a Zona Histórica e Comercial da nossa Cidade.
Promessas e objectivos principais do Polis de Setubal, que apresenta agora um Plano de Pormenor pouco ambicioso, descurando ainda a sua valorização lúdico-recreativo, em beneficio da construção de três grandes edifícios junto á linha de agua (autênticas muralhas com 15,50m de altura com 100,00m de comprido), criando uma barreira arquitectónica que contribui decisivamente para o afastamento da Cidade com o Rio .

ASSIM PROPOMOS :

1 - Estacionamento
O plano pormenor prevê uma diminuição significativa de lugares de parqueamento na zona que seriam compensados com a criação de silo-autos, contudo á excepção do Parque P2 (junto ao Quartel do 11) todos os outros são virtuais, não estando garantida a sua realização, tornando-se assim necessário implementar uma solução definitiva que dê resposta às necessidades do Centro Histórico e Comercial e da Av. Luísa Todi em toda a sua extensão .

2 – Acessibilidades
A solução apresentada não é suportada por qualquer estudo de tráfego conhecido, assim propomos conforme já aprovado em Reunião de Câmara, a manutenção dos dois sentidos de tráfego na Rua da Saúde e na Av. Jaime Rebelo.
A Rua Cláudio Lagranje (Frente ao Tribunal) deve possuir 2 sentidos de tráfego, por forma a descongestionar o cruzamento semaforizado a montante .

3- Ocupação urbana
O Plano prevê a ocupação urbana na zona poente da intervenção, com a edificação de 3 edifícios com cerceas compreendidas entre os 13.50m e os 15.50m de altura e uma implantação que varia entre os 60,00m e os 100,00m de frente para o rio.
Tal volumetria além de descaracterizante, provocará uma barreira de betão insustentável, pelo que propomos, que a sua cercea não ultrapasse os 9,00m e a sua implantação seja devidamente enquadrada com a envolvente e o rio.

Esta petição foi criada em 18 Junho 2009