NÃO À NOVA TAXA DE TELEVISÃO de 3,5EUR a 5EUR para subsídios ao cinema
Para: Exma Senhora Presidente da Assembleia da República
Tendo em consideração que a Lei 55/2012:
a) Define nos seus números 2 e 3 do seu Artº 10º uma taxa de 3,5€ a 5€ por cada consumidor de serviços de TELEVISÃO por subscrição ao mesmo tempo que prevê um aumento anual de 10%;
b) Tem como objectivos "o apoio à produção de cinema e audiovisual nacional";
c) Foi aprovada sem que no processo de aprovação na Assembleia da República tenham sido consultados os consumidores e espectadores de "cinema e audiovisual"; Apenas foram ouvidos os interessados no lado da "oferta de cinema e audiovisual" nacional, ou seja os que vão "receber subsídios" o subsídio e não os que vão "pagar os subsídios";
d) Foi aprovada com base num parecer da Comissao Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da autoria de um deputado com conflito de interesse no tema em apreço (o seu CV disponível no site da AR refere que é "realizadora")
Os subscritores desta petição acreditam que:
1) Esta taxa será INEVITAVELMENTE TRANSMITIDA PARA OS PREÇOS dos serviços prestados pelos operadores ONERANDO assim indirectamente OS CONSUMIDORES.
2) Trata-se assim, de mais uma forma encapotada de aplicar um novo imposto de consumo, neste caso a todos os cidadãos e famílias consumidoras de serviços de televisão.
3) Portugal tem inúmeros e recentes exemplos de "cinema e audiovisual" de grande sucesso, quer no suporte televisivo, Internet como no próprio cinema, existindo condições evidentes para que os interessados na produção de "cinema e audiovisual" em Portugal o façam como os restantes cidadãos e empresas no mercado.
4) Na situação de crise económica e financeira que afecta o nosso País é INACEITÁVEL UM AUMENTO DA CARGA FISCAL sobre os consumidores para financiar uma pequena classe privilegiada, que ainda por cima tem todos os meios para, no mercado, obter os rendimentos necessários à sua sustentabilidade.
5) Que o Estado deve dar sinais claros no sentido de reduzir a "SUBSIDIODEPENDÊNCIA" de algumas privilegiadas classes de Portugueses.
Os subscritores solicitam nos termos do Artº 52 da Constituição da República Portuguesa que seja levada à discussão em plenário da Assembleia da República a alteração do Artº 10 da mesma Lei, por forma a:
ELIMINAR ESTA NOVA TAXA INJUSTA E DESPROPORCIONAL SOBRE OS CONTRIBUINTES PORTUGUESES
|
Assinaram a petição
57
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|