Fim dos subsídios públicos para o ensino privado e cooperativo

Para: Todos os contribuintes em geral e todos os pais que têm filhos em idade escolar em especial

Bom dia,

Após ter assistido à reportagem da Ana Leal na TVI sobre os apoios públicos ao ensino particular e cooperativo no valor de 154 milhões de euros anuais, fiquei absolutamente chocado com a situação.

Não contesto a existência de colégios privados, o que não aceito é que vivam à custa do ESTADO... principalmente quando há oferta pública nas imediações desses mesmos estabelecimentos.

O Estado tem a incumbência, constitucionalmente prevista, de assegurar o ensino tendencialmente gratuito - mas será necessariamente através do apoio à rede escolar publica. Só em casos absolutamente excecionais é que poderá haver comparticipação pública como extensão de rede - nunca em substituição.

O que se verifica é uma crescente degradação do parque escolar público e o desvio de dinheiro dos contribuintes para o ensino particular.

Por outro lado, assistimos à criação de escolas privadas por anteriores responsáveis regionais na área da educação. É uma situação que a justiça deveria investigar. Como é que uma anterior diretora regional de educação monta negócios na área da educação pouco depois de ter abandonado o poder público...serviu-se do Estado e das funções que desempenhou para benefício próprio.

Num momento de grande contração da despesa pública, gastar 154 milhões de euros no ensino particular e cooperativo é um verdadeiro CRIME !!!!!

Vamos dizer a estes políticos que basta de fazerem pouco com o nosso dinheiro..

Assine esta petição de demonstre a sua INDIGNAÇÃO !
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 25 de janeiro de 2014

Esta petição surgiu de um indignação espontânea, mas infelizmente não cumpre os requisitos para o encaminhamento mais correto.

Esta petição foi criada em 05 novembro 2013
5 963 Pessoas