Salvar o curso de medicina da Universidade do Algarve

Para: Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve

Exmo. Sr. Presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve

Os abaixo assinados solicitam a V. Exa., como Presidente do órgão máximo da Universidade, que se digne intervir junto do Sr. Reitor no sentido de resolver uma situação em que está em jogo a autonomia pedagógica da Direcção do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) e a própria continuidade da existência do curso.

O Sr. Reitor decidiu, sem consultar a Direcção do MIM, enviar para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) um protocolo de colaboração que retira à Direcção do MIM o privilégio de decidir a escolha de oradores e tutores pertencentes ao corpo clínico do CHA.

Esta decisão unilateral do Sr. Reitor põe em causa o modelo pedagógico do MIM, único em Portugal e também inovador no contexto europeu, que requer uma independência efectiva de influências institucionais ou individuais desconhecedoras do modelo.

Os signatários não têm qualquer vínculo ao MIM da UAlg.

Esta petição foi criada em 18 outubro 2013