IGUALDADE DE DIREITOS PARA BOMBEIROS
Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Ministro da Defesa Nacional; Exmo. Senhor Ministro da Administração Interna; Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo. Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Exmos. Senhores Comandantes, 2º Comandantes e Adjuntos do Comando Nacional de Operações de Socorro; Exmos. Senhores Comandantes, 2º Comandantes e Adjuntos Do Comando Distrital de Operações de Socorro; Exmos. Senhores Comandantes, 2º Comandantes e Adjuntos da Corporações de Bombeiros de Portugal; Exmos. Senhores Bombeiros Profissionais e Voluntáriose Cidadãos Portugueses
Há coisas que estão muito mal e que contribuem para a perda de vidas, ou para acidentes que mudam vidas.
Em alguns casos, os bombeiros são atingidos por estes cenários trágicos, devido à falta de formação dos chefes de equipa, sobretudo os mais velhos, que, muitas vezes, recusam o que a formação atualmente lhes pode ensinar. Não generalizando, faltam a capacidade, a humildade e a inteligência de se admitir que o que se fazia há vinte e há trinta anos não é o correto. O que aqueles que têm formação e experiência ensinam deriva dos conhecimentos técnicos e práticos que possuem.
Outro problema é os comandantes serem COMANDANTES DE NOME e não saberem ser LÍDERES. Um líder pensa nos seus homens e no melhor para os seus homens. Acompanha-os, apoia-os nos seus problemas e dificuldades e, acima de tudo, luta para que sejam PROTEGIDOS E TENHAM CONDIÇÕES DE TRABALHO! Este ponto é muito importante.
Ainda não vimos ninguém a impor-se relativamente ao EPI utilizado para Incêndios florestais (equipamento de proteção individual). O equipamento utilizado pelos bombeiros é, ainda, rudimentar: umas calças, um pólo e um dólmen, cógula, luvas, óculos, botas estilo militar e capacete. Nenhum destes equipamentos cumpre, na íntegra, as normas para equipamentos de combate a incêndios.
Quem for BOMBEIRO confirma que, ao passar mais de duas horas na frente de fogo, sente o calor a queimar o seu rosto, as mãos, os braços, as pernas e os pés. Se trabalharem em local em que a vegetação é bastante densa, os bombeiros ficam com o corpo arranhado, por vezes cortado e com picos espetados. Que as solas das botas que utilizam derretem ao fim de algum tempo de contacto com o calor, o que os leva a sentirem os pés a queimar. E que, após algumas horas de trabalho, molhados pela água de combate ou do seu corpo, mais o seu corpo queima.
Em que é que são diferentes dos CANARINHOS (força especial de bombeiros) ou dos GIPS? É por serem voluntários? Por não serem forças especiais?POR TRABALHAREM DE GRAÇA E SEREM UMA MÃO-DE-OBRA BARATA AO ESTADO?
Há quantos anos ouvimos falar da morte de BOMBEIROS nos Incêndios e não ouvimos (nós, pelo menos,não) que algum elemento dos Canarinhos ou dos GIPS faleceram em combate a incêndios. Dá que pensar… Os Canarinhos e os GIPS têm LÍDERES que olham pelos seus homens... E, ESSENCIALMENTE, TÊM UM EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL QUE REALMENTE OS PROTEGE!
Se os Bombeiros tivessem o mesmo equipamento resistente poderiam aguentar as adversidades do tempo e terem mais resistência para poderem fugir.
COMANDANTES DOS BOMBEIROS, SEJAM LÍDERES E, DE UMA VEZ POR TODAS,DEFENDAM E PROTEJAM OS VOSSOS HOMENS!
ESTAS DESGRAÇAS E CHEIRO A MORTE TÊM DE ACABAR.DE UMA VEZ POR TODAS, OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS E OS PROFISSIONAIS TÊM DE TER CONDIÇÕES DE TRABALHO!
COM ESTA PETIÇÃO, VAMOS EXIGIR DIREITOS DE IGUALDADE PARA OS BOMBEIROS, COMO TÊM OS GIPS E AS FEBS!
JÁ CHEGA DE UTILIZAREM OS BOMBEIROS... DE UMA VEZ POR TODAS, CRIEM CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA ESTES PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS COMO TÊM OS GIPS E OS FEBS!
COM ESTA PETIÇÃO VAMOS EXIGIR QUE ESTES BOMBEIROS SEJAM RECOMPENSADOS COMO OS GIPS E OS FEBS!
COM ESTA PETIÇÃO, VAMOS EXIGIR QUE OS BOMBEIROS PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS TENHAM O MESMO ESTATUTO QUE OS GIPS E AS FEBS TÊM!
CHEGA DE NOS UTILIZAREM COMO MARIONETES GRÁTIS!
SOMOS TODOS FORÇAS ESPECIAIS DA PROTEÇÃO CIVIL, QUE LUTAM PELA MESMA CAUSA (DEFESA/PROTEÇÃO DO NOSSO POVO E PÁTRIA) E, COMO TAL, DEVEMOS TER TODOS OS MESMOS DIREITOS / DEVERES / OBRIGAÇÕES E, ACIMA DE TUDO, AS MESMAS CONDIÇÕES!
SÓ NÓS, CIDADÃOS, BOMBEIROS E RESTANTES ENTIDADES É QUE PODEMOS MUDAR ESTE CENÁRIO E VALORIZAR O NOME QUE ENVERGAMOS COM TANTO ORGULHO: "BOMBEIROS".
"Deste modo, os signatários vêm dirigir a presente petição à Assembleia da República, no exercício do direito de petição, previsto nos artigos 17.º e seguintes da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei n.º 6/93, de 1 de Março e pelas Leis n.º 15/2003 de 4 de Junho e n.º 45/07, de 24 de Agosto, solicitando que este órgão de soberania se digne promover o debate urgente deste assunto, criando as condições de trabalho dignas para os Bombeiros Voluntários e Profissionais de Portugal e Ilhas, revendo a Legislação que rege o Estatuto de Bombeiros Voluntários e Profissionais e o igualasse ao Estatuto das Forças Especiais de Bombeiros e GIPS, que serão fundamentais, para que tragédias como as que se têm vivido não aconteçam."
|
Assinaram a petição
1 068
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|