Manutenção da estátua de Cónego Melo

Para: Câmara Municipal de Braga

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 iniciou-se em Portugal um período de actividades revolucionárias que marcaram de forma inequívoca a História recente de Portugal. Este período ficou marcado pela constante libertinagem, pela desordem, pelas violentas ocupações de terras e pela falta de bom-senso por parte das forças político-militares, na sua maioria de extrema-esquerda, que estavam na “liderança” deste movimento insubordinado.

No Norte de Portugal, onde se sentiram de forma bastante considerável todas estas movimentações anárquicas, destacou-se um clérigo defensor da Liberdade, da Democracia e que sempre pautou por uma conduta de vida exemplar, Monsenhor Eduardo Melo Peixoto – conhecido como Cónego Melo.

Monsenhor Melo Peixoto teve um papel decisivo na luta pela preservação das liberdades e pela instauração de uma democracia parlamentar, conforme foi dito em 2008 no voto de pesar levado à Assembleia da República aquando da morte do prelado.

Em Maio de 2013 foi aprovada, em reunião do executivo da Câmara Municipal de Braga, a construção de uma estátua de homenagem a tão ilustre cidadão que dedicou a sua vida à defesa de causas e valores justos e partilhados pela maioria dos portugueses.

Munidos de falsos argumentos, alguns militantes de extrema-esquerda decidiram apelar ao escárnio e ao ódio para contestar a homenagem levada a cabo por um grupo de cidadãos, apoiados pela Câmara Municipal de Braga. Destaca-se o acto de vandalismo de que a estátua foi alvo na madrugada de 13 de Agosto, revelando a falta de sentido de civismo e de formação.

Nós, cidadãos portugueses, admiradores da actividade e do papel essencial de Monsenhor Melo Peixoto, defensores da Liberdade e da Democracia, vimos, pois, apelar ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, a todo o executivo, e demais autoridades que a estátua se mantenha no local onde está colocada e que se preserve a memória de quem não pactuou com o aproveitamento, por parte de grupos armados e terroristas, da Liberdade que nos foi devolvida em Abril de 1974.

13 de Agosto de 2013

Esta petição foi criada em 13 agosto 2013