Manutenção e funcionamento dos repuxos e fontes de água da cidade Vila nova de Famalicão (salvar os peixes)
Para: Praça D. Maria II, 282 4760-111 Vila Nova de Famalicão Tel.: 252 301740 | Fax: 252 301749 E-mail: [email protected]; [email protected]; [email protected]
Vimos por este meio, manifestar e informar V. Exª da necessidade do funcionamento das fontes e repuxos da Cidade de Vila nova de Famalicão.
Sendo elas as seguintes (ordenadas por carácter de urgência):
o Lago do Parque de Sinçães ( frente a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco)
o Lago do Jardim 1º de Maio (localizado na Avenida 25 de Abril)
Passamos então as explicar para que V. Exª compreenda necessidade do funcionamento das mesmas:
1. POR UMA QUESTÃO HIGIÉNICA E SANITÁRIA
A questão higiénica e sanitária prendesse com o facto das águas paradas. Um lago ou charco cuja água não seja devidamente movimentada torna-se um local propício ao desenvolvimento anómalo de insectos, assim como de acumulação de resíduos que provocam cheiros desagradáveis, assim como alteração dos valores, inclusive da cor, da água do referido local.
2. POR UMA QUESTÃO AMBIENTAL
O normal funcionamento das fontes provoca uma descida na temperatura ambiente em torno da mesma, sendo que também contribui para uma humidificação do ar, não permitindo assim um acumular de poeiras em número elevado (que é igualmente prejudicial aos munícipes que tenham problemas respiratórios e/ou alérgicos)
3. POR UMA QUESTÃO ANIMAL
E por fim a questão animal. Sendo que a maioria, senão a totalidade das fontes e repuxos enumerados acima contêm vida animal que necessita de parâmetros mínimos de manutenção para assegurar a sua sobrevivência com a devida qualidade de vida. Senão vejamos: * os patos (necessitam das mesmas em funcionamento pela necessidade de efectuarem a sua higiene diária, assim como se refrescarem e combaterem a elevada subida de temperatura do corpo)
* os peixes (os peixes precisam de aguas movimentadas, pois é esse mesmo movimento que oxigena a própria água e lhes permite efectuarem correctamente as suas trocas gasosas, assim como, a mesma movimentação permite uma manutenção básica da temperatura da água de forma a que a mesma não fique demasiado elevada, provocando a morte por asfixiamento dos animais)
podem também enviar directamente para os e-mails do Departamento de Ambiente a mensagem acima descrita.
|
Assinaram a petição
13
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|