Concessão do “Club Nautico” para a associação Skibosurf

Para: Cidadãos, empresas e surfistas cabo-verdianos, órgãos governamentais

A Associação Regional de Skiming Bodyboard e Surf de São Vicente - SkiBoSurf , é uma associação sem fins lucrativos, representativa dos praticantes de desportos radicais da ilha de São Vicente. Temos como missão: (1) dirigir, promover, incentivar e regulamentar a prática dos desportos radicais; (2) estabelecer e cultivar as mais estreitas relações com as associações congéneres, com os órgãos da hierarquia da modalidade, tanto a nível nacional como internacional; (3) massificar a prática das modalidades; (4) organizar provas e apoiar as promovidas pelas organizações de massas e outras organizações sociais, sejam elas públicas ou privadas.

A associação foi fundada oficialmente em 20 de Dezembro de 1993 por um grupo de jovens surfistas da praia da Laginha, mas desde cedo personificou o antigo e pequeno sonho de alguns jovens mindelenses de criar um clube que representasse estas modalidades desportivas (Skimming, Surf e Bodyboard) dentro de Cabo Verde e fora de nosso país.

Hoje conta com um histórico inigualável a nível desenvolvimento de desportos náuticos e de associativismo desportivo nacional. Entre vários eventos, constam realizações marcantes a nível nacional e internacional de destaque tais como:
? Filiação no ISA (International Surf Association) em 1996;
? Co-realização do I Etapa do Circuito Europeu de Bodyboard Profissional (São Vicente, 1997)
? Participação no EUROAFRICA 98 (África do Sul) conseguindo 2 medalhas de prata;
? Participação World Surfing Games 1999 (Sintra, Portugal)
? Participação anual em etapas de campeonatos mundiais realizados nas ilhas canárias (2007 a 2012)
? Participação Campeonato do Mundo de Bobyboard (Canarias, 2011)
? Realização de 7 edições de Open Sandy, prova que têm tido presença de profissionais das modalidades, inclusive campeão e vice-campeão mundial de bodybard profissional.
? Formação de Juris pela Federação Portuguesa de Surf

Tais realizações tem merecido destaque em várias revistas desportivas internacionais, com publicações frequentes em websites de revistas especializadas tais como VERT (Portugal), Movement (Austrália) sendo este considerada uma das mais prestigiada revistas a nível mundial que deu 6 paginas completas em 2012 sobre o Open Sandy.

Entretanto, o nosso movimento tem sido bastante limitado na sustentabilidade dos seus projetos nomeadamente na capacidade de aproveitar das potencialidades do sector desportivo para o desenvolvimento do turismo, sendo o desporto náutico um dos principais atrativos do país e que maiores margem de receitas, mas que infelizmente ainda explorado por pequenos investidores externos.

Podemos afirmar que a Ass. Skibosurf tem sido o órgão com maior reconhecimento a nível de desportos náuticos da ilha e do país, com parceiros nacionais e internacionais, e filiação a autoridade internacional do Surf - ISA WORLD.

Assim, viemos por este solicitar o seu apoio, como cabo-verdiano, cidadão do bem e que acredita nas potencialidades desta associação Mindelense para fortalecer o nosso movimento que exige o espaço do complexo do Club Náutico para avançar com projetos que vão de encontro ao desenvolvimento da ilha e do país.

Esta petição foi criada em 16 Julho 2013