Protesto pela atitude do governo português perante o voo presidencial da Bolívia
Para: Exmos Srs., Presidente da República; Presidente da Assembleia da República; Primeiro-Ministro
Consideramos grave a atitude do Governo português de impedir o sobrevoo e a aterragem em território nacional do avião presidencial da República da Bolívia em que viajava o respectivo Presidente Evo Morales. Uma decisão que continua sem cabal esclarecimento e apuramento de responsabilidades, e sem a exigível explicação diplomática que se impõe face a um país com que Portugal mantém relações amistosas. Situação inaceitável, contrária ao convívio pacífico entre nações e aos interesses do nosso país em concreto.
Este acto do Governo português representa uma violação de princípios inscritos na Constituição da República Portuguesa e de convenções internacionais a que Portugal está vinculado.
Uma atitude tanto mais censurável quanto convergente com a de outros países europeus – França, Espanha e Itália – e tomada no alegado pressuposto da presença nesse avião de Edward Snowden, que denunciou massivos actos de espionagem que os serviços secretos dos EUA mantêm em todo o mundo.
A decisão do Governo português causou graves prejuízos no relacionamento externo do Estado Português, nomeadamente com a República da Bolívia e outros países da América Latina
Por tudo isto, não só consideramos ser nosso dever expressar o nosso protesto contra este comportamento do Governo português, como exigir que este dê explicações precisas sobre o que se passou e apresente as adequadas desculpas formais à República da Bolívia e ao seu Presidente.
|
Assinaram a petição
261
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|