As palavras somos nós, Viegas, sempre!
Para: Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, Senhores Jornalistas, povo e pova,
O Movimento Viegas Sempre, nasce por obra e graça da LPV - Museu do Bem-Estar, associação sem fins lucrativos, que tem entre vários objectivos a divulgação do espólio artístico e cultural do actor António Mário Lopes Pereira Viegas, Mário Viegas.
Como sabemos Mário só há um, o Viegas e mais nenhum, e é por esse que lutamos, pela sua memória e pela fundamental importância que o teatro, o cinema e a poesia podem ter na vida dos portugueses.
Ao subscrevermos esta moderna petição online, subscrevemos que seja feita uma digna homenagem ao actor Mário Viegas, centrada no Teatro, Cinema, Poesia e na cultura Portuguesa.
Queremos tirar o Mário da tumba e sacudi-lo, fazê-lo ecoar de forma incómoda (ou não) pelos pavilhões e tímpanos dos portugueses. Queremos que sejam ditas mais palavras, queremos gritar «Portugal Não, Europa Nunca» e conversar sobre Mários e Gin’s Tónicos. Não queremos ser os maus da fita mas andamos fartos de ais e de guardar rebanhos.
Queremos ser protagonistas da nossa vida cultural e da vida pública. Estamos fartos de ser espectadores.
Ao subscrevermos esta petição solicitamos à Câmara Municipal de Lisboa que atribua em protocolo, o Teatro Estúdio Mário Viegas à LPV - Museu do Bem-Estar, para que esta possa levar a cena coisas de chorar, de sorrir e quem sabe até de gargalhar.
Queremos dar forma e vida à poesia e passar nas telas filmes, com público mas sem pipocas. Queremos isto e muito mais. Queremos memória. Queremos futuro para a arte e espaço para a intervenção não laboratorial. Queremos ser muitos. Queremos ser ouvidos «… triste de quem der um ai sem achar eco em ninguém…» e querermos ouvir.
Se calhar, para já, é melhor não querermos mais nada… Não nos vamos querer manifestos anti-estacas, paus ou cavacos, nem andar a fazer cenas que sejam odiosas.
E não, não subscrevemos, não assinamos nada que permita que, a pouco e pouco, tudo volte ao de antes ou fique na mesma.
Obrigado.
Portugal, 13 de Junho de 2013
|
Assinaram a petição
401
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|