Petição Pelourinho para o Largo do Pelourinho
Para: Assembleia e Câmara Municipal de Vila Franca do Campo
Estando em marcha um atentado à nossa história, no Largo do Pelourinho, venho chamar a atenção de toda a população Vilafranquense.
Esta é a única terra - cidade, vila, freguesia - com tal toponímia que remonta ao século XVI (pelo menos).
Ao passar hoje pelo referido local, vi uns trabalhadores a abrir um buraco, tendo questionado o que iam fazer. E não é que o mesmo buraco era uma ideia "peregrina" que alguém teve de lá plantar uma palmeira, no lugar exacto que estava reservado ao "bendito" Pelourinho!
Afinal, estamos em África?...
Ou vamos ter mais um mastro de navio para somar aos que temos em frente aos Paços do Concelho?
Com tantos doutores, bacharéis e funcionários letrados nessa Câmara, não há nenhum que seja capaz de "investigar" nos pelourinhos (dezenas ou centenas que há por este país fora), um do século XVI para que mandassem fazer em pedra regional um "parecido", porque igual, não, para se por no seu devido lugar?
Para já e apesar da crise que nos toca a todos, comprometo-me a ajudar com um donativo para a sua despesa.
E já agora: porque não foi colocada no seu lugar, na parede do balcão da casa do Sr. António Jacinto Alves, a placa toponímica que rezava só isto: "Largo do Pelourinho"?
Quem não preserva, não cuida, não conserva ou não repõe os valores do nosso passado, da nossa história, da nossa terra, NÃO A MERECE.
Assim, os signatários vêm pedir que seja "investigado" e colocado um Pelourinho.
Hoje, terça-feira, 7 de Maio de 2013