Petição Fim dos Passes Combinados
Para: Assembleia da República; Ministro da Economia e Emprego
Caros concidadãos,
No passado mês de Janeiro a empresa Vimeca Transportes Lda. denunciou, isto é, decidiu pôr fim, ao contracto celebrado com o Estado (Decreto-Lei nº 8/93), no qual empresas públicas e privadas se aliam para melhorar a qualidade dos títulos de transporte da população portuguesa, diminuindo os preços dos passes e a típica burocratização.
Como consequências imediatas temos que os passes combinados L1/L12/L123 serão MAIS CAROS e que o cidadão deixará de ter acesso a um passe universal para a CP, Scotturb, Vimeca e Lisboa Transportes. Desta forma, teremos de retomar a via burocrática que o Decreto-Lei nº 8/93 veio a pôr fim e de encontrar uma alternativa MAIS CARA para conciliar todos estes meios de transporte.
Salienta-se que estas empresas, apesar de privadas, encontram-se ao abrigo dos Direitos e Deveres da Constituição Portuguesa e, posto isto, DEVEM salvaguardar o bem público e ter SEMPRE em consideração melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em detrimento de quaisquer leis económico-financeiras.
Assim, apela-se a TODOS os portugueses residentes na região de Lisboa que ponham fim a esta violação do direito ao transporte livre de complicações, burocracias e acessível a todos.