Petição NÃO À EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO PARA A COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL (FCCN)

Para: 1º Ministro; Assembleia da República

Os abaixo-assinados, preocupados com a intenção anunciada pelo governo de extinguir a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) manifestam o seu total desacordo face à concretização dessa realidade, pelo facto de se tratar de uma medida puramente económica, com evidentes e gravíssimas consequências para:
- a qualidade e a produtividade da actividade docente e de investigação científica em Portugal;
- o acesso da generalidade dos cidadãos portugueses ao conhecimento científico.
Com efeito, a FCCN, fundada em 1987 pelas universidades portuguesas, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pelas instituições hoje representadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é a entidade que assegura o funcionamento das redes de comunicação electrónica nacionais e internacionais de todo o sistema científico e académico nacional através da Internet e o acesso electrónico do meio académico às revistas científicas internacionais. A FCCN dispõe e gere uma rede pública de fibra óptica de alta velocidade, assegurou a ligação das escolas e bibliotecas portuguesas à Internet e é responsável pela gestão dos domínios Internet e pela interligação de todos os operadores de Internet portugueses.
O CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e o CLA (Comissão Executiva do Conselho dos Laboratórios Associados), não foram consultados pelo Governo sobre esta matéria de fundamental interesse científico e académico, em clara violação da lei e à revelia da autonomia universitária.

Esta petição foi criada em 20 janeiro 2013