Petição SALVAR AS PALMEIRAS, FAZER AS OBRAS E DAR VIDA AO JARDIM AVELAR BROTERO
Para: todos os cidadãos e cidadãs
A praga do escaravelho vermelho chegou ao jardim Avelar Brotero e está a contaminar as palmeiras. Duas já têm a coroa das folhas completamente mortas e uma terceira para lá caminha a passos largos.
Não existindo qualquer intervenção até à próxima Primavera, todas as palmeiras estarão mortas. Estas palmeiras são também lugar de pernoita das aves das redondezas.
Este jardim foi votado quase ao abandono, em particular neste ultimo ano, com imensas espécies a morrer e a serem substituídas por vezes por outras inadequadas ao local.
A recuperação e requalificação deste jardim, prometida pela CML há vários anos, continua adiada e sem data para ser realizada.
Os moradores, signatários deste abaixo assinado, dirigem desta forma, o veemente apelo à CML e à Junta de Freguesia de Alcântara, para que tomem as atitudes necessárias para :
1. Salvar as palmeiras;
2. Concretizar o Projecto de obra por várias vezes anunciado, em que todo o espaço será intervencionado e dotado de meios para se aí se desenvolverem actividades diversificadas;
3. Criar programas de animação e culturais no Jardim, dirigidos a todas as camadas dos moradores, em particular aos mais jovens, idosos e reformados.
Primeiros subscritores:
Ana Teresa Fernandes Salgado (empresária); António Alho (engenheiro agrónomo); António Baltazar Gomes (bancário reformado); Celeste Ramos (arquitecta paisagista); Cristina Campos ( professora); Humberto Monteiro (advogado); João de Deus Duarte (aposentado); Jorge Jordan (musico); Manuel Oliveira Almeida (empresário da restauração); Maria João Hortas Barrento (bolseira investigadora); Paulo Campos (professor ); Vitor Sarmento (empresário restauração);