Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA A DECISÃO DA EXTINÇÃO DO CENTRO DE CRIATIVIDADE – PÓVOA DE LANHOSO

Para: Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso; Presidente da República; Secretário de Estado da Cultura

PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA A DECISÃO DA EXTINÇÃO
DO CENTRO DE CRIATIVIDADE – PÓVOA DE LANHOSO

Por motivos de intrigas partidárias no executivo camarário da Póvoa de Lanhoso, o Presidente da Câmara Municipal decide extinguir o
CENTRO DE CRIATIVIDADE – PÓVOA DE LANHOSO.
Durante anos o interior de Portugal, é penalizado pelas políticas centralizadoras, que inibem o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais que possam beneficiar essas regiões.
Na Póvoa de Lanhoso, um núcleo de artistas e criadores, conseguiu implantar um Centro de Criatividade, coordenado pelo encenador Moncho Rodriguez, que se transformou num exemplo nacional. No percurso de 6 anos de atividades ininterruptas, este Centro, modificou a vida cultural não só da Póvoa de Lanhoso, como também contribuiu para o desenvolvimento artístico e cultural de outras cidades e vilas na região.
O Centro de Criatividade –Póvoa de Lanhoso, em pouco tempo transformou-se num projeto exemplar, dando projeção à Póvoa de Lanhoso, contribuindo para a formação de jovens criadores, intervindo junto da comunidade com formação e produção de espetáculos de celebração coletiva, atraindo centenas de turistas para os espetáculos de verão no Castelo de Lanhoso, recebendo alunos estagiários de várias escolas de arte do país, promovendo intercâmbios, parcerias com o teatro espanhol e brasileiro (exemplo disto a montagem do espetáculo CANASTRÕES, da Família Gracindo em homenagem aos 100 anos do ator Paulo Gracindo, totalmente produzida e criada no CCPL). Promove Residências Artísticas com jovens criadores.
Ainda este ano, o CCPL criou e produziu em parceria com a Associação dos Produtores de Artes Cénicas de Pernambuco – Brasil o espetáculo O DESEJADO REI D. SEBASTIÃO, que realizará a abertura do Festival Internacional de Teatro no Recife – Janeiro de Grandes Espetáculos 2013. Para além de tudo isso, o Centro de Criatividade mantém oficinas permanentes de teatro para crianças, jovens, adultos e séniores, promovendo o resgate da memória, da história e da identidade cultural da região.
Centenas de povoenses são beneficiados pelos programas de formação e sensibilização artística promovida pelo Centro de Criatividade, assim como todo o público que usufrui e aplaude as suas criações e os seus espetáculos. Um Centro que é modelo de criação artística, que promove a cultura da tradição à modernidade, que contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade.
É este o projeto que, por intrigas políticas partidárias, o executivo camarário da Póvoa de Lanhoso decide extinguir. É assim que se quer o povo e o país, no mais sombrio silêncio, sem voz, sem expressão, sem cultura. Sem Centros de Criatividade.
Diga NÃO! Assine connosco a defesa dos projetos de cultura como os do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso. Não podemos aceitar, passivos e calados que os políticos, decidam contra a liberdade da expressão cultural de um povo, e que se fechem Teatros, Bibliotecas, Casas de Cultura ou Centros de Criatividade como o da Póvoa de Lanhoso.

Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, nós, subscrevemos esta Petição Pública, para dizer que estamos contra a sua decisão de extinção do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 16 novembro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
395 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.