Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição "Contra o encerramento inesperado da Mercearia da Ponte de Aljezur e demolição do edifício"

Para: Exmo Sr Presidente da Câmara de Aljezur

O Município de Aljezur decidiu dar um prazo de trinta (30) dias aos proprietários da Mercearia da Ponte para desocuparem a loja, que funciona num imóvel, com valor arquitectónico, histórico e simbólico, na Rua 25 de Abril. O objectivo da autarquia é a demolição do prédio.
A autarquia alega - após uma vistoria superficial ao prédio, do qual é proprietária, sendo por isso sua responsabilidade legal realizar as obras de manutenção - que o prédio apresenta “sinais evidentes de que poderá ruir parcialmente”.
O imóvel foi já analisado por dois engenheiros e um arquitecto independentes, que contrariam em absoluto a peritagem dos serviços do município.
Além do curtíssimo prazo, apenas foram apresentadas pela autarquia aos proprietários, duas possibilidades de realojamento, em locais cuja área é inferior a menos de metade da área útil actual e que não dispõem de acesso para descarga de mercadorias, impossibilitando assim a continuidade da empresa.
Esta decisão inesperada e irresponsável da autarquia, vai atirar mais nove pessoas para o desemprego, num concelho já devastado pela falta de trabalho e perspectivas de emprego, onde o comércio tem vindo a definhar.
Aos funcionários da empresa, juntam-se tantos outros fornecedores locais, que nesta loja colocam à venda os seus produtos regionais e que perdem assim uma importante fonte de rendimento.
Perde também o concelho - população local, turistas e estrangeiros residentes – com o desaparecimento de uma loja, onde se podem adquirir os produtos que marcam a nossa região e as nossas tradições.
Perde em especial a população mais idosa, sem meios para se deslocar a espaços mais distantes, que ali encontram um atendimento personalizado e um apoio sempre que necessário.
Fala-se tanto no comércio local e na sua importância, na necessidade de preservar tradições, na necessidade de viabilizar as pequenas empresas que garantem a vitalidade económica de que o país tanto precisa, mas o Município de Aljezur apressa-se a desvalorizar a sua importância, e a votar à extinção uma pequena empresa economicamente sólida e que garante trabalho a muita gente.
Se não concorda com a decisão do Município, assine esta petição, para que o edifício possa ser reparado, ou para que seja encontrada uma alternativa que viabilize a existência da Mercearia da Ponte.
Obrigado



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.118 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.