Petição Destituição de Elena Zaroulia do Comité de Igualdade e Anti-discriminação do Conselho da Europa

Para: Conselho da Europa

PETIÇÃO PARA EXIGIR A DESTITUIÇÃO DA DEPUTADA GREGA ELENA ZAROULIA DO LUGAR QUE OCUPA COMO MEMBRO DO COMITÉ DE IGUALDADE E ANTI-DISCRIMINAÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA

A deputada grega Elena Zaroulia, do partido Neonazi Aurora Dourada, proferiu recentemente declarações ofensivas da dignidade humana ao referir-se aos imigrantes no seu país, nomeadamente os de origem russa e albanesa, como seres "sub-humanos que transmitem doenças aos gregos".
A intervenção em que Elena Zaroulia criticava os direitos dos imigrantes na Grécia, reivindicando um tratamento diferenciado para os gregos de raízes albanesas e russas, foi condenada pelo parlamento grego, instando a deputada a retratar-se de tais afirmações. Porém, Elena Zaroulia recusou-se a reconsiderar os seus propósitos que ganham assim maior ênfase.
A gravidade de tais declarações é intensificada pelo facto de Elena Zaroulia ter sido eleita, no início de outubro, como membro do comité de igualdade e anti-discriminação do Conselho da Europa.
Perante o sucedido, como podemos aceitar que Elena Zaroulia continue a fazer parte de uma comissão que tem como missão a defesa dos direitos à igualdade e à anti-discriminação?
Ao assinar esta petição estamos a apelar ao Conselho da Europa que, em nome dos direitos humanos, proceda à destituição de Elena Zaroulia de membro do comité para o qual foi eleita.

Esta petição foi criada em 20 outubro 2012