Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pela igualdade do ensino

Para: Professores e Educadores

Excelentíssimo Senhor Diretor Amândio Azevedo
Rua Doutor Machado Matos nº 203
4650-135 Idães - Felgueiras, Portugal

Portugal, 1 Setembro 2012

Perante uma situação de ofensa à integridade dos professores e Educadores, vimos por este meio denunciar uma situação lamentável e constrangedora. A Docente Celina Moreira Parente que leciona 2º e 3º Ciclos na Escola Secundária Marisa Alves, do Agrupamento de Escolas de Idães, teceu através de uma rede social (facebook) comentários ofensivos e depreciativos sobre a importância da profissão dos Educadores. Esses mesmos comentários chocaram a comunidade educativa e, como tal vimo-nos na obrigação de reportar esta situação.
A educação não se restringe à transmissão de meros conhecimentos técnicos, mas também de valores morais e sociais. Perante os comentários tecidos pela Docente Celina Moreira Parente, ficou demonstrado que ela não possui alguns dos requisitos fundamentais de um bom profissional de Educação: respeito pela comunidade educativa, respeito pelas crianças e pelo trabalho dos docentes.
O sistema de ensino rege-se por várias etapas e nenhuma delas é superior à outra, como a Senhora Professora Celina Moreira Parente chegou a afirmar. “Aos que acreditam ser inferiores aos outros, estão com sérios problemas de autoestima. Aos que creem ser superiores aos outros, possuem reprováveis problemas de altivez e arrogância. Já aos que acreditam não ser mais e nem menos em relação a alguém, tornam-se seres privilegiados por estarem em perfeito equilíbrio” - André Prado.
A Docente Celina Moreira Parente, nos seus comentários, colocou em total descrédito o valor dos educadores ao desvalorizar a importância que temos na primeira etapa de educação das crianças. Utilizou a grave conjuntura económica do país para ofender a nossa integridade e colocou em causa todo o sistema de ensino português desvalorizando o papel dos politécnicos na formação dos profissionais de educação.
Todas estas situações alertaram-nos para o facto de alguém que diz pertencer aos quadros do sistema de ensino há mais de 20 anos, estar a lecionar e a transmitir valores tão depuráveis como a falta de respeito, a falta de humildade e até mesmo falta de educação.
Vimos desta forma pedir um advertimento ao comportamento manifestado pela Docente Celina Moreira Parente, de forma a que pelo menos ela não transmita aos seus alunos estes valores imorais e estes não se tornem percursores da sua linha de pensamento.
"A educação é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem na criança a natureza e a dignidade humana; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude da sua força e da sua ação. E, deste modo, formar o homem, prepará-lo a bem servir a pátria nos diversos cargos sociais, que um dia seja chamado a desempenhar através da jornada da vida; e assim, num alto pensamento, conquistar a vida eterna, enobrecendo a vida presente. Eis a obra e o fim da educação." (Mons. Dupanloup).
De forma a comprovarmos o desagrado manifestado por toda a comunidade educativa, passamos desta forma a citar algumas afirmações proferidas pela Docente Celina Moreira Parente. Por fim em anexo deixamos um abaixo-assinado remetendo para importância do seu comportamento em questão vir a ser sancionado.

- "Desde que Educadora de Infância passou a licenciatura.. ( algumas tiradas na Universidade de Palhais da Serra) até me parece um bom vencimento! Sou professora há 20 anos e não precisei de Educadoras de Infância para nada..fazer rodas ou riscos..fazia em casa... Há licenciaturas que a renova deveria fazer delas papel de WC.."
- "Esta gente "licenciada em qualquer aldeia Portuguesa tem complexo de inferioridade notório.. porque sabe que este tipo de cursos não tem utilidade prática nenhuma.. entreter meninos qualquer pessoa com o nono ano o faz!"
- "(...) ... há distinção entre palhaço e Educador de Infância?? talvez.. O palhaço forma-se no Chapitot..o Educador de Infância faz licenciaturas e mestrados para entreter meninos e organizar desfiles de Carnaval...A prova está que nem português sabem escrever..."
- "Sim o recalcamento é tanto e a frustração que já se acham comparáveis a médicos... quando nem escrever sabem... enfim.. eu sei que estão em más situações e o desemprego é o vosso futuro...mas se fossem realmente bons alunos não escolheriam Educadores de Infância.. mas as notas não davam para entrara nas UNIVERSIDADE... não é?? (...) ..ganham bem sim a ver o que aqui escrevem eu não lhes dava mais de 100 euros!"
- "Pena tenho eu de Educadores de Infância que andam a ser tão bem remunerados a estarem desempregados e com tanto diploma... pena tenho eu de infelizes que andam a contrato anos e anos por terem tirado cursos em Palhais da Serra cheios de mestrados... e afinal nem lugar têm para poder ensinar a fazer rodinhas nem organizar desfiles de Carnaval...isso sim dá pena...assisto sempre em casa aos vossos convívios e greves... e gosto! divirto-me imenso... acho que com a conjuntura económica de Portugal atual vão ter futuros brilhantes..não é só os médicos que ganham bem...que tal escolher cursos onde possam dar umas explicações ou no meu caso, ter em casa alguém com um curso que permite ter emprego/trabalho bom e seguro... mas lá está..não nos conhecemos nos Politécnicos..? E depois têm outro problema.. não há fregueses de 3 ou 4 anos...para darem umas explicações se for o caso!É pena.. de facto..mas hoje são 30.000 para o ano serão muitos mais.. e eu vou voltar e rir-me!"




ABAIXO-ASSINADO

Excelentíssimo Senhor Diretor Amândio Azevedo

Os abaixo-assinados, professores e educadores, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência solicitar (uma advertência e/ou punição perante o comportamento acima descrito da Docente Celina Moreira Parente), a fim de contribuir para o respeito e igualdade no sistema de ensino português.

Confiante de que nosso pleito será deferido, encaminhamos duas vias do presente.


Os signatários



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 01 setembro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
62 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.