Petição Para Manter a Escola de Chão-do-Rio (Monte das Pedreiras) em Fiães
Para: Todos os Organismos Interessados
Caros Diretores da DREN, do Agrupamento Vertical de Escolas de Fiães e Excelentíssimo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira:
Encarregados de Educação e Comunidade de Fiães vêm por este meio mostrar o interesse e pedirem para que os seus educandos tenham a possibilidade de ingressarem no 1º Ano do Primeiro Ciclo na Escola de Ensino Básico de Chão do Rio, em Fiães, no Município de Santa Maria da Feira.
Consideramos esta solução educativa a mais adequada às necessidades da comunidade visto que muitas Crianças e Encarregados de Educação residem ou trabalham no local de Chão-do-Rio, tendo portanto custos adicionais e transtornos familiares que lhes causam desconforto e preocupação. Deste modo e baseando-nos na legislação que define os critérios de prioridades (Despacho nº 5106-A/2012 do Ministério da Educação e Ciência):
“d) Cujos pais ou encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência do estabelecimento de ensino;
e) Cujos pais ou encarregados de educação desenvolvam a sua atividade profissional, comprovadamente, na área de influência do estabelecimento de ensino ”
Entendemos assim não ser legítimo que exista, sequer a possibilidade, dos nossos filhos poderem ser enviados para outras escolas da comunidade; especialmente num momento em que passamos por uma conjuntura económica que nos obriga a trabalhar mais horas, o que nos retira tempo para acompanhar e transportar os nossos filhos para longe das nossas residências ou dos nossos locais de trabalho.
Do nosso ponto de vista, outra solução que não seja criar uma turma de primeiro ano na Escola de Chão-do-Rio, nunca irá promover a coesão social, antes pelo contrário, deixa a comunidade local apreensiva e revoltada, pois entendemos que na escola de Chão-do-Rio continuam a existir crianças em número suficiente para que esta possa continuar a funcionar com uma turma do primeiro ano de escolaridade. Se não vejamos, as estatísticas que se encontram no site do Agrupamento vertical das Escolas de Fiães (http://www.eb23-d-moises-alves-pinho.rcts.pt/estatistica_alundia.php.
Considerando os alunos que existem nesta escola, ao nível do pré-escolar e do primeiro ciclo, do nosso ponto de vista entendemos que deveriam ser os alunos da escola com menos crianças, a serem transportados para a Escola Básica de Chão-do-Rio. Pelo exposto pedimos que seja criada uma turma de primeiro ano na escola supracitada.
Sem mais assuntos a tratar e confiantes que tratarão este assunto de forma séria e honesta desde já agradecemos a vossa disponibilidade e atenção, despedimo-nos com os melhores cumprimentos.