Petição Direito à Educação
Para: Direcção Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia; Conselho Nacional de Educação; União Europeia – Educação e Formação; Entre Outros
A Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação na Universidade do Minho vai deixar de existir, ou seja, para o ano lectivo de 2012/2013 já não haverá curso de LTSI pós laboral.
A direção do curso (DC LTSI) emitiu um comunicado e seguem algumas partes: "Assim, a decisão passa por descontinuar a LTSI em regime PL. Pelo menos no próximo ano lectivo, não haverá entrada de alunos novos na LTSIPL, nem haverá aulas presenciais para as Unidades Curriculares (UCs) do 1 o ano da LTSI PL"
"A LTSI em regime PL irá ser descontinuada, sendo que: não haverá aulas nem entrada de novos alunos para o 1ºano, no ano lectivo de 2012/13; não haverá aulas para o 2ºano no ano lectivode2013/14; não haverá aulas em toda LTSI PL no ano lectivo de 2014/15. Quem tiver Unidades Curriculares (UCs) em atraso que não tenham lugar a aulas presenciais, poderá concluir tais Ucs via exame, ou, em alternativa, frequentar as aulas da UC lecionadas no MIEGSI. Ocorrendo o fecho do curso, previsto em2014/15, existirá ainda um período de 2anos para realização das Ucs em falta por exame"
Sobre estes pontos eu questiono:
Estamos em Pós-Laboral (depois do trabalho), logo não é possivel faltar ao trabalho para ir às aulas. Ou vão falar com as entidades patronais para não nos despedirem e nos pagarem o salário?
Um licenciado que não sabe o que é aulas? e citando um colega
"Resumindo e concluindo, um aluno que reprove este ano terá que fazer o curso de 3 anos de LTSI todo por exames. Agora eu pergunto, isto será possível?? Como é que eu posso ser considerado licenciado numa coisa em que só tive exames, sem ter aulas. Isto num curso de saúde seria possível?? Será que poderia alguma vez ser médico sem nunca ter tido uma única aula, só indo a exames e passando? Minha resposta é não, e qualquer pessoa responderá que não. Acho que nós alunos merecemos o mínimo de consideração."