Petição Por um Serviço de Urgências aberto 24 horas no Hospital dos Covões

Para: Presidente da República; Assembleia da República; Ministério da Saúde; ARS do Centro; Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego

As urgências do Hospital dos Covões, em Coimbra, são fundamentais para cerca de 400 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A decisão do seu encerramento, pelo conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a mando do Governo, põe em risco a qualidade do acesso à saúde até porque, nos últimos anos, encerraram e diminuíram valências em muitos serviços de saúde de proximidade nos concelhos abrangidos.

A transferência dos doentes para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) não é uma solução segura. As urgências dos HUC, já não têm capacidade para tratar e internar com qualidade todos os doentes que as procuram.

A acrescentar a isto, o brutal aumento das taxas moderadoras, dos medicamentos, os cortes nos apoios ao transporte de doentes, o encerramento de centros e extensões de saúde, a Fusão/Descaracterização dos Hospitais de Coimbra, põem em causa o Serviço Nacional de Saúde, universal, geral e tendencialmente gratuito.

Ao mesmo tempo que se decide este encerramento, abrem unidades de saúde privadas, em que, entre outras valências, têm serviço de urgências, tratando-se de um escandaloso processo de favorecimento do negócio da saúde.

Nós abaixo-assinados, exigimos a manutenção de um serviço de urgências aberto durante 24 horas, no Hospital dos Covões.

Esta petição foi criada em 30 maio 2012