Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Pais pela Escola de Ranholas

Para: Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra


Exmos. Senhores da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra:

Vimos por este meio ao encontro de V. Exas. para manifestar aquela que é a opinião dos Pais dos alunos do JI e 1º ciclo que frequentam a Escola Básica EB1 de Ranholas, acerca da decisão com que fomos confrontados no passado dia 17 de Maio, em reunião extraordinária convocada pela Direção do Agrupamento de Escolas D. Fernando II.

Soubemos, assim, que o JI de Ranholas a partir do ano 2012/2013, será extinto e estas crianças serão transferidas para o JI do Linhó, onde foram construídas salas novas.

E se nos dirigimos a V. Exas. é porque entendemos que esta decisão deve ser repensada, por não agradar a Pais nem alunos do JI e 1º ciclo. Todos nutrem pela EB1 de Ranholas um profundo apego explicado pelo seguinte:

? A escola de Ranholas, tal como está estruturada com JI- 1º Ciclo-CAF e ATL, existe há 9 Anos. Não está nova, de facto, mas dispõe de instalações remodeladas, onde foi feito investimento recente e tem características ímpares que dificilmente outro espaço poderá proporcionar aos alunos;
? Ninguém diz que neste nosso cantinho está uma escola, escondida do burburinho e confusão dos centros urbanos, abraçada por uma floresta onde as nossas crianças brincam saudavelmente, disfrutando de um espaço natural único característico da zona nobre da nossa Sintra. Disfrutam ainda da excelente cooperação e partilha de infraestruturas do Centro de Formação Profissional contíguo;
? Dificilmente outra escola pode proporcionar aos nossos filhos um ambiente tão familiar e repleto de calor humano como o que aqui vivem. Trata-se de uma escola pequena, de facto, mas composta por pessoas muito competentes e empenhadas, desde Educadores, Professores, Auxiliares e colaboradoras do ATL que garantem um trabalho de equipa com mérito ímpar;
? A qualidade do ensino prestado à comunidade comprova-se pelos resultados obtidos pelos ex-alunos no segundo ciclo, dados que facilmente poderão ser comprovados;
? Existe uma enorme interação entre os alunos do JI com os do 1º ciclo o que enriquece todo o ambiente da escola;
? Esta escola teve, recentemente, melhorias na sua infraestrutura que, caso não exista continuidade, serão perdidas;
? A escola tem capacidades físicas e humanas para receber alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste ano letivo, o aluno João Caixaria frequenta a sala do 1º ano, encontrando-se perfeitamente integrado;
? O envolvimento dos pais, na própria sala de aula, é único e tem decorrido em atividades diversas ao longo do ano;

A decisão de encerrar o JI e manter a escola a funcionar apenas com o 1º ciclo vai causar uma quantidade de dificuldades que conduzirão inevitavelmente ao encerramento da escola a curto prazo, a saber:
? Com a redução do número total de alunos, o ATL deixará de ser viável, acarretando a falência da Associação de Pais e consequente despedimento dos colaboradores;
? Terá de ser encontrada uma solução para os alunos de 1º ciclo que necessitam de apoio do ATL;
? Redução da qualidade de serviço devido às lacunas antes identificadas; e
? Os Pais de alunos de JI e 1º ciclo deixarão de escolher esta escola, para evitar a dispersão dos seus filhos ( esta dispersão acarreta custos financeiros e perda real de tempo).

Apela-se assim a V. Exas. que seja revista esta decisão no sentido de manter a EB1 de Ranholas a funcionar nos moldes atuais, mantendo a sua qualidade e sustentabilidade. Salientamos ainda o facto de os Pais e alunos de 1º ciclo não terem qualquer objeção ao funcionamento das turmas de 1º ciclo em regime duplo.
Sugere-se o alargamento de uma sala de AEC’s, já existente na escola, através do derrube de uma parede que liga a sala de professores, permitindo a criação de uma quarta sala de aulas que permitirá funcionar no regime normal.
Esta situação leva ao empobrecimento da localidade de Ranholas e consequentemente da própria freguesia.

Subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 25 maio 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
166 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.