Petição Pela continuidade da Área Artística Experiências Plásticas no currículo do 3º ciclo do ensino básico

Para: Ministro da Educação e Ciência

Na Estrutura Curricular que ainda vigora, está prevista a possibilidade de oferta de uma disciplina da Área Educação Artística no 7º e 8º ano, a desdobrar com a disciplina de educação tecnológica, tendo muitas escolas do país optado por uma das disciplinas: Experiências Plásticas, Musica, Teatro e Dança. No 9º Ano, os alunos podem livremente optar por uma das disciplinas: Educação Visual, Educação Tecnológica ou a disciplina de oferta de escola (no caso que defendemos, Experiências Plásticas).

Na estrutura agora apresentada pelo governo não há referência a que a disciplina de oferta de escola deva ser da Área Educação Artística.

Num momento em que se apela à dimensão europeia da educação, é lançada uma proposta de estrutura curricular que contraria totalmente a tendência dos restantes países da Europa, os quais integram no seu currículo as Artes desde a primeira infância até ao final do nosso 3º ciclo. Esta revisão lança-nos numa crise ideológica profunda, colocando em causa o valor das Artes, acentuando as lacunas já existentes no sistema educativo português ao nível da integração de uma efectiva Educação Artística para todos.
Para além das competências específicas, a Área Educação Artística permite desenvolver competências transversais, nomeadamente ao nível do trabalho colaborativo, da performance, da capacidade de concentração e da motricidade fina, contendo ainda um elevado potencial de articulação com as restantes disciplinas.

Assim, pretende esta petição reclamar:

1. Que na Estrutura Curricular do 3º ciclo a disciplina de oferta de escola continue a ser dedicada à Área Educação Artística, permitindo assim que a disciplina possa continuar a ser ministrada nas escolas que já iniciaram a sua oferta ou que disponham de recursos para a implementar, assim interesse ao seu projecto educativo e à sua comunidade, indo de encontro às necessidades, preferências e expectativas dos alunos, visando o sucesso educativo;

2.Que se mantenha a possibilidade dos alunos do 9º ano terem a disciplina de oferta de escola, correspondendo assim às expectativas de todos eles e respeitando as dinâmicas das escolas.

Esta petição foi criada em 23 maio 2012