Petição "Por Mais Segurança e Reforço de meios e efectivos das Autoridades Locais no Litoral Alentejano"
Para: Deputados da Assembleia da República, Dr. Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, Comandante Territorial de Setúbal da GNR, Coronel José Mário Porteira de Almeida, Secretário de Estado da Segurança Interna Filipe Lobo D'Avila, Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Grândola, Carlos Beato, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Pedro Paredes e Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Guerreiro.
Petição "Por Mais Segurança e Reforço de meios e efectivos das Autoridades Locais no Litoral Alentejano"
A zona do Litoral Alentejano, tem vindo com o passar do tempo a ver as suas condições de Segurança a deteriorar. O total de cidadãos a habitar no Litoral Alentejano é de aproximadamente 97.895, distribuidos pelos Concelhos de Alcácer do Sal (13.046), Grândola (14.826), Santiago do Cacém (29.749), Sines (14.238) e Odemira (26.036), de acordo com dados do INE. As pessoas sentem qualquer tipo de Segurança, em especial a noite, os roubos e os vandalismos aumentaram, o que veio trazer uma diminuição da qualidade de vida dos cidadãos que habitam nesta área. Acredita-se que o actual número de efectivos da autoridade local, não são suficientes para uma zona desta dimensão com o número de habitantes mencionado, nem com o contexto social e importância económica que esta região tem vindo a desenvolver nos últimos anos, no panorama nacional. Através desta petição pretendemos exigir a quem de direito, que haja iniciação de diálogo para que haja de facto condições para o reforço imediato dos efectivos policiais e futuros planos para a curto prazo, e renovação de instalações, para que tal sejam dignas para a Guarda Nacional Republicana que é a unidade de segurança nesta região. De acordo com o Ministério da Administração Interna, a seguir a Lisboa e Porto, é o distrito de Setúbal que mais criminalidade tem, e isso só por isso já constitui motivo para haver investimento na segurança. Só no ano de 2010, 13 instalações para a GNR com empreitada em curso, mais 7 instalações em fase de concurso e mais 12 instalações em fase de estudo.
Na Lei 63/2007 de 06-11-2007 que aprova a orgânica da Guarda Nacional Republicana, diz explicitamente no Artigo 1:
"A Guarda tem por missão, no âmbito dos sistemas nacionais de segurança e protecçáo, assegurar a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadáos, bem como colaborar na execuçáo da política de defesa nacional, nos termos da Constituição e da lei.
Acreditamos que esta parte do artigo 1, não tem sido cumprida integralmente e por isso exigimos ao nível de autoridades, executivos municipais e a nível ministerial, que proporcione as condições essenciais e dignas, para que de facto a zona do Litoral Alentejano, tenham a segurança com padrões de rigor e exigência que se exige num Estado de direito.
|
Assinaram a petição
36
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|