Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Cabana O AMOR EXISTE

Para: Assembleia da República; Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos

Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Cascais

Espero que este texto lhe seja entregue, que o leia, e sinceramente gostava que o mesma tivesse algum efeito. As pessoas com quem falei duvidam que tenha. Eu gosto de acreditar que pequenos gestos possam realmente fazer a diferença.

Não sou residente no concelho de Cascais, mas não posso deixar de demonstrar o meu pessoal desagrado por algo que sucedeu nos últimos dias.

Sou contra grafitis. Considero que é uma arte, mas é uma arte que deve ser praticada nos locais adequados a isso. Há uma real diferença entre grafitis e vandalismo de propriedade alheia e as pessoas no geral confundem as duas coisas.

Estou a referir-me à cabana branca que existe na praia de Carcavelos. A mesma foi sendo vandalizada ao longo dos tempos, bem sei. Recentemente foi limpa e pintada de um branco que lhe pertence e que na realidade se enquadra. Devolve-lhe o traço original, e eu até percebo a ideia. Calculo que este trabalho tenha sido efetuado pela Câmara Municipal de Cascais.
No entanto poderíamos talvez fazer a distinção entre “arte” e vandalismo, neste caso. Distinguir o que faz as pessoas sorrir e sonhar, de uns riscos ou frases menos próprias que revoltam. Eu sei que no caso desta cabana existiam os dois.

Mas a frase que lá estava “O AMOR EXISTE”, faz (ou fazia) com que pessoas se deslocassem até lá. Fazia sorrir, fazia sonhar. Foi inclusive filmada por estações televisivas em dias festivos.
Faça por favor o exercício de escrever esta frase no Google e clicar em imagens. Essas são apenas imagens que as pessoas que foram lá para tirar fotografias, colocaram em sites da internet. Pena não acedermos a todos os computadores particulares para que se pudesse ver quantas fotos realmente existem. Eu pessoalmente fui uma frequentadora assídua do local.

Não imagina a deceção que foi chegar lá no passado Sábado, e perceber que já lá não estava a dita frase. A cabana está bonita, sim. Mas perdeu todo o encanto.
Fui lá de propósito neste dia. Quis ir mostrar o local a uma amiga do Porto que cá estava a passar uns dias e que assim que lhe falei no sitio, também fez questão de lá ir. Mas já não foi a tempo, restam as fotografias para também ela ficar com um sorriso e dizer que a frase lá deveria ter ficado.

Se é um ato de vandalismo alguém ir lá e escrever isso, porque não fazerem-no vocês? Como entidade. Aproveitem o evento e façam algo relacionado com a Câmara naquele local. Uma feira de solidariedade, um evento geral para limpeza de praias, porque é disso que se trata.

Acredito que falo em nome de várias pessoas que gostavam que a frase lá tivesse ficado. Algumas das quais possivelmente ainda nem tiveram a deceção que eu tive, mas acredite que irão ter. É um gesto tão simples e tão facilmente realizável da vossa parte, que poderia fazer novamente as pessoas sorrirem e frequentarem o local.
Aquela frase já pertence aquele local. É a utopia, é a cabana, é o local em si. É uma sensação que nos faz sorrir e que não se consegue descrever.

O que digo pode não fazer qualquer sentido para alguns, talvez para a vossa entidade ainda faça menos. Têm com certeza assuntos bem mais graves e urgentes a tratar.
Mas como é um assunto que para mim tem importância, não iria deixar de o tentar. Acho que todos devemos fazê-lo, ir até às últimas consequências por algo que seja importante para nós. E aquela cabana era.
E era por todos os motivos e mais algum. Porque o dia a dia nos deixa cabisbaixos. Porque tudo o que se ouve nos telejornais são desgraças ou novas medidas de austeridade. Porque as pessoas cada vez mais são egoístas e descrentes. Aquela cabana era algo que nos relembrava que o sonho comanda a vida e fazia acreditar. Porque é uma frase simples, direta e verdadeira.

Não tenho duvidas que um dia alguém irá novamente “vandalizar” a cabana. Porque alguém o vai fazer, quem sabe a pessoa que foi lá da primeira vez e o escreveu. Ou então alguém a quem não faça sentido que a frase tenha deixado de lá estar.
Confesso que até a mim me apeteceu ir lá e voltar a escrevê-lo. Mas sinceramente não me apetecia muito ficar com cadastro por uma situação tão surreal. Tenho um emprego em jogo, não o posso perder. Mas vivemos num país onde muitos já não têm nada a perder, e tudo o que lhes resta é agarrar-se ao que ainda os faz sorrir. Esses sim, terão coragem para o fazer.

Antecipem-se, é o pedido que no fundo faço com este texto. Porque como disse sou contra os vandalismos. Mas aquele não era um vandalismo. Era já a cabana do Amor existe. E essa cabana… deixou de existir.

O pedido fica feito, da forma que deve ser feito. Sem revelias. Sem ir contra a lei. Tudo o que vos peço é para pensarem no que escrevo, talvez rirem um pouco também, imagino. Não sou louca, mas sou sonhadora.
“Já agora, vale apena pensar nisto.”
  1. Actualização #1 Preciso da vossa ajuda! :)

    Criado em quarta-feira, 2 de Outubro de 2013

    Agora que passou o periodo eleitoral e a vitória foi clara e merecida, é altura de voltar à carga. Porque a cabana foi sendo vandalizada, e as coisas não foram feitas como deve ser. Esta não é a minha petição, é a petição de todos que acreditavam que a frase fazia parte da cabana e que a querem voltar a ver lá. Não frases a vermelho, não bonecos desenhados a sorrir. Apenas a frase inicial, a azul. Apenas com a ajuda de todos conseguiremos divulgar e ter número suficiente para que esta petição chame a atenção de quem tem de chamar. O Jornal da região publicou uma reportagem acerca desta petição. A revista Visão também. O sapo notícias seguiu-lhes. Vamos tornar isto possível? O meu muito brigada a todos os que já participaram, que assinaram e partilharam. Sofia Quirino




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
445 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.